16 de junho de 2024
Brasil Ride
Subida típica da região - Foto: Fabio Piva / Brasil Ride

Brasil Ride Espinhaço estreia nesta terça-feira (14/12)

Primeira edição da prova contará com cinco etapas, totalizando 220 km e mais de 7.000 metros de altimetria acumulada

Conceição do Mato Dentro (MG) será palco, entre esta terça-feira (14) e sábado (18), da edição inédita da Brasil Ride Espinhaço. A prova contará com cinco etapas, totalizando 220 km e mais de 7.000 metros de altimetria acumulada e faz parte do calendário mundial da UCI – União Ciclística Internacional. Entre os participantes, estará o português Tiago Ferreira, campeão mundial e bicampeão europeu de mountain bike na modalidade Maratona (XCM).

Tiago Ferreira
Tiago Ferreira – Foto: Rosita Belinky / Brasil Ride

No primeiro dia serão pedalados 16,5 km em 478 m no prólogo. Já no segundo, 50,6 km e 1.760 m de altimetria, enquanto na terceira etapa, 85 km e 2.788 m de altimetria, sendo a mais longa da competição. A quarta será a do XCO, em uma pista de 5,3 km, totalizando 26,5 km e 865 m de altimetria. A decisão, no dia 18, terá 37,7 km e 1.286 m de altimetria total.

Conceição do Mato Dentro (MG), com pouco mais de 17 mil habitantes, terá sua rotina alterada esta semana. As bicicletas de competidores vindos de todas as partes do país e também do mundo tomarão conta das ruas e trilhas da região, durante a realização da Brasil Ride Espinhaço, responsável por encerrar o calendário internacional de competições da modalidade no Brasil em 2021.

Brasil Ride
Visual do Espinhaço – Foto: Fabio Piva / Brasil Ride

“Com a Brasil Ride nós não estamos apenas dinamizando e divulgando o turismo em Conceição do Mato Dentro, que é a capital mineira do ecoturismo, na região do Médio Espinhaço, parte da Estrada Real. Estamos também internacionalizando Conceição do Mato Dentro como um importante destino turístico de Minas Gerais e do Brasil, além de toda essa região privilegiada do maciço do Espinhaço, com sua vocação natural para o turismo de aventuras, o ecoturismo, o turismo histórico, cultural, religioso e culinário”, comenta Zé Fernando, prefeito de Conceição do Mato Dentro.

“E toda essa extensa cadeia produtiva que envolve o turismo é dinamizada com a realização de um evento desse porte, que tem a visibilidade mundial, como podemos ver em todas as edições da Brasil Ride. Espero que um evento com essa grandeza, com essa visibilidade, seja o começo de uma nova fase no turismo de Conceição do Mato Dentro e de toda nossa região”, complementa o prefeito da cidade mineira. 

Maior premiação do ciclismo nacional – A Brasil Ride Espinhaço já chega ao calendário elevando a outro patamar o ciclismo nacional. Com mais de 140 mil reais de prêmios em dinheiro, o evento ofertará a maior premiação do Brasil na história deste esporte, que é um dos que mais cresce no País e no mundo. Seguindo os padrões do circuito da Brasil Ride, mulheres e homens terão premiação igual na prova. E, para o ciclista amador (não federado) que fizer a melhor volta na etapa do XCO, um capacete de Henrique Avancini será ofertado como prêmio extra.

Brasil Ride
Etapa faz estreia no circuito mundial – Foto: Fabio Piva / Brasil Ride

Encerramento com chave de ouro – Disputa marcada para o sábado (18), a Maratona do Cipó será responsável por encerrar com chave de ouro a ultramaratona, com um percurso de 53,6 km e 1.720 metros de altimetria acumulada na sua prova principal. Quem optar por um desafio menos intenso, pode se inscrever na categoria Tour, com 16,5 km de extensão e 470 m de desnível altimétrico. 

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização