29 de abril de 2024
Cem Özdemir
Cem Özdemir chega de bicicileta para sua posse

“Porque sou mais rápido”: Novo ministro alemão vai de bicicleta para a posse

No dia de sua posse, ministro da Agricultura Cem Özdemir dispensou a limusine que tinha direito e foi de bike até o Palácio Bellevue — residência oficial do Presidente da Alemanha

O mau tempo em Berlim nesta última quarta-feira não desanimou o novo ministro da Agricultura alemão Cem Özdemir (55). No dia de sua posse, o político dispensou a limusine que tinha direito e foi de bicicleta até o Palácio Bellevue — residência oficial do Presidente da Alemanha — para ser devidamente nomeado pelo presidente Frank-Walter Steinmeier.

Cem Özdemir
Cem Özdemir é o novo ministro da Agricultura da Alemanha

Ignorando calmamente a temperatura de 1°C e o vento gelado em Berlim no dia da posse, o novo ministro chegou ao palácio de bike equipado com capacete e uma jaqueta de inverno azul sobre seu terno preto. Questionado por que teria dispensado a escolta oficial de carros, disse simplesmente:

“Porque sou mais rápido e é mais saudável assim”, disse Özdemir, que pedala uma e-bike Cube Cross HPA. Apesar de seu meio de transporte pouco convencional para um político, o novo ministro da Agricultura alemão não tinha desvantagem de tempo em comparação com seus colegas de gabinete: alguns minutos depois de deixar Bellevue, foi visto acorrentando sua bicicleta em frente ao Bundestag, sede do parlamento alemão, que fica a cerca de 1,5 km de distância do Palácio de Bellevue.

Primeiro ministro alemão com raízes turcas, Özdemir foi chefe do Partido Verde por 10 anos e tem se destacado por utilizar diariamente sua bike como principal meio de locomoção.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização