15 de julho de 2024
Silca

Novo modelo de taco para pedais de bike promete vida útil até 4x maior

Fabricante ítalo-americano Silca desenvolve novo modelo de taco SPD feito em liga de titânio com estrutura celular 3D, de grande autonomia e baixíssimo peso

Referência mundial em componentes e acessórios hi-end para ciclismo a marca ítalo-americana Silca acaba de apresentar um novo modelo de taco para pedais automáticos de bicicleta que promete uma vida útil até 4 vezes maior que seus concorrentes.

Silca
Impresso em 3D, o taco da Silca é 30 gramas mais leve que o similar da Shimano

Produzido em liga de titânio 6Al-4V, os novos tacos da Silca são impressos em 3D em uma estrutura celular oca, o que resulta em um peso até 30 gramas inferior ao modelo SPD da concorrente Shimano e uma durabilidade até 4x maior que nos modelos construídos em bronze.

Silca
O taco da Silca utiliza uma padrão celular para garantir o máximo em rigidez estrutural e leveza

“Hay que endurecer, pero sin perder la ternura” – Tradicionalmente tacos para pedais automáticos de bicicletas MTB – também conhecidos por pedais clipless – utilizam uma liga metálica macia, de aço maleável ou bronze como matéria-prima, por duas razões fundamentais: facilitar a operação do encaixe e destravamento da sapatilha no pedal e evitar que o atrito constante entre o taco e o sistema de engate cause desgaste neste último, danificando mecanismo.

Por outro lado, o uso de um metal mais maleável na construção dos tacos degrada significativamente sua vida útil, principalmente quando o ciclista é obrigado a caminhar com suas sapatilhas. Isto é particularmente notável em pedais de marcas como a CrankBrothers, Time e Look, que utilizam o bronze – mais macio do que o aço – como matéria-prima.

Para o fabricante ítalo-americano, o uso do titânio impresso em 3D proporciona a maximização das principais características desejáveis em um taco de pedal automático: leveza, durabilidade e facilidade no encaixe / desengate da sapatilha.

Silca

Hardware de titânio – Previsto para ser disponibilizados nas lojas no fim de novembro, os novos tacos para pedais SPD da Silca serão fornecidos com parafusos de titânio, o que deve fazer a alegria dos ciclistas obcecados pelo baixo peso de suas bikes e respectivos equipamentos, lembrando que o uso de hardware deste material exigem em sua montagem o uso de graxas especiais do tipo anti-seize (para maiores informações, leia o artigo Como escolher a melhor graxa para a manutenção da sua bicicleta).

Especificações

Material Construção Hardware
Liga de titânio 6Al-4V Impressão 3D Parafusos de montagem em titânio 6Al-4V com interface Torx T25 (limite de torque 6Nm) 
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização