16 de julho de 2024
Tembici
Foto: Paulo H. Carvalho / Agência Brasília

Bicicletas compartilhadas estão de volta a Brasília

Parceria com empresa privada viabiliza 17 estações com 131 bikes no Plano Piloto; meta é expandir para 70 pontos no DF

Foi lançado na manhã desta segunda-feira (11), no Parque da Cidade, próximo ao Setor de Rádio e TV Sul (SRTVS), o novo sistema de bicicletas compartilhadas de Brasília. Realizada em parceria com o Governo do Distrito Federal (GDF), a iniciativa está disponível, em um primeiro momento, no Plano Piloto, mas será expandida para outras cidades do entorno.

Tembici
Foto: Paulo H. Carvalho / Agência Brasília

Nessa fase de implantação, os usuários contam com 131 bicicletas funcionando em 17 estações espalhadas em locais como Shopping Pátio Brasil, Metrô Galeria, Santuário Dom Bosco, EQS 705/706 W3 Sul, Parque da Cidade, entre outros.

A meta do governo é chegar a 70 pontos e 500 bikes nas 33 regiões administrativas do DF. O investimento da empresa Tembici – que venceu a licitação para execução dos serviços – é de R$ R$ 10 milhões. Para o secretário de Transporte e Mobilidade do DF, Valter Casimiro, a parceria incentiva a mobilidade ativa na capital, gerando qualidade de vida para a população.

“É um projeto que está sendo implantado na capital, mas que queremos para todas as cidades. Esperamos que o número de bicicletas alcance três, cinco mil unidades, ou o quanto for necessário para atender bem”, comentou. “A gente sabe que a população de Brasília gosta de iniciativas como esta e a intenção do GDF é que as bicicletas compartilhadas sejam uma realidade permanente”, destacou.

Tembici
Foto: Paulo H. Carvalho / Agência Brasília

O novo sistema de bicicletas compartilhadas vai funcionar 24h. Pessoas que usam o bilhete do sistema de transporte para pagar o passe de ônibus poderão ativar o serviço de bikes com o cartão. “Uma das exigências do edital foi a integração com o bilhete de transporte. Quem estiver com o cartão de transporte público pode usá-lo no sistema de bicicletas; facilita para o usuário de transporte coletivo”, explicou Valter Casimiro.

“A bicicleta esportiva é bacana, mas muito mais bacana é a bicicleta como uso para trabalho”, reforçou o diretor do Detran-DF, Zélio Maia, sugerindo que o serviço vai ampliar o número de ciclistas e, como consequência, diminuir os carros nas vias. Comungando da mesma opinião, a secretária executiva de Planejamento e Preservação da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), Giselle Moll, afirmou acreditar que as bicicletas compartilhadas serão importante meio de melhorar o fluxo de pessoas na cidade. “Mobilidade é qualidade de vida, e é isso que a gente quer para o DF, agora é só aproveitar”, completou.

“Mobilidade é qualidade de vida, e é isso que a gente quer para o DF, agora é só aproveitar”

Novos pontos – Os locais das estações foram previamente definidos por meio de estudos e análises criteriosas elaborados pela equipe de urbanistas da empresa Tembici, juntamente com servidores da Semob. Além do respeito às questões urbanísticas da cidade, como áreas e construções tombadas, foram avaliados critérios como proximidade à infraestrutura cicloviária, além de possibilidades de maior demanda e integração com o transporte coletivo. De acordo com o co-fundador da Tembici, Mauricio Villar, a expectativa é que as próximas estações estejam funcionando em breve – “nas próximas semanas, conforme as licenças forem liberadas”, antecipou.

Confira a localização das 17 estações de bikes compartilhadas

Estação Localização
Parque da Cidade SRTVS Parque da Cidade, na entrada do SRTVS, via W5 Asa Sul
Shopping Pátio Brasil SCS quadra 06, na calçada em frente ao estacionamento do Setor Comercial Sul, oposto ao Shopping Pátio Brasil na Via W5 Sul, sentido Centro, Asa Sul
Metrô Galeria Via ERW Sul, SCS – Quadra 01 Galeria dos Estados, na praças ao lado do Metrô Galeria, após a parada de ônibus
Santuário Dom Bosco SEPS quadra 702, na calçada da W3 Sul, ao lado do Santuário Dom Bosco, Asa Sul
CLS 103 W1 Sul CLS 103, na Via W1 Sul, próximo à rotatória entre a CLS 103/104, e SQS 303/304 e a Paróquia São Camilo de Léllis, na calçada da faixa de pedestres em frente ao Bloco B da SQS 103
EQS 705/706 W3 Sul Praça da entrequadra EQS 705/706, via W3 Sul
Praça 21 de Abril Praça 21 de Abril, na entrequadra 709/710, via W3 Sul
CLS 204 CLS 204, próxima à rotatória entre a 203/204 e SQS 403/404, via L1 Sul, Asa Sul
CLS 405 L2 Sul Após a saída da CLS 404/405 Sul, via L2 Sul, próximo ao retorno da L2 e do ponto de ônibus
SQS 406 SQS 406, próximo à rotatória entre a 205/206 e SQS 405/406, depois da faixa de pedestres, na via L1 Sul
Brasília Shopping SQN quadra 04, em frente ao Brasília Shopping, do lado oposto à via W3 Norte (lado leste, sentido Saída Norte), na calçada imediata ao jardim do Edifício Varig, próximo a travessia de pedestres, depois do ponto de ônibus, Asa Norte
CLS 204 L1 Norte CLN 204, próximo à rotatória entre CLN 203/204 e a SQN 403/404, em frente à comercial, via L1 Norte
SQN 405, L2 Norte SQN 405, via L2 Norte sentido Centro, depois da faixa de pedestres, em frente ao HUB, antes do supermercado Pão de Açúcar e da CLN 404/405
CLN 406 L2 Norte CLN 406/407, esquina com a via L2 Norte, sentido Centro, na SQN 407
CLN 209 L1 Norte CLN 209, via L1 Norte sentido Centro, próximo à rotatória entre a CLN 209/210 e SQN 409/410, em frente ao comércio
IFB SGAN 610, via L2 Norte sentido Saída Norte, ao lada da entrada principal do Instituto Federal de Brasília e depois da faixa de pedestres
CLN 107 Oposto à rotatória entre a CLN 107/108 e EQN 307/308, na via W1 Norte sentido Norte, próximo a faixa de pedestres

Desde março de 2020, o projeto das bikes compartilhadas no DF estava desativado. Apaixonado por bicicletas, o vendedor Thales de Castro, 27 anos, achou interessante a iniciativa. “Quando tinha antes, eu usava sempre; é muito importante para a mobilidade da cidade, mais ainda para quem gosta de bicicleta, porque facilita a vida de muita gente”, avaliou. “É um meio de transporte simples e moderno ao mesmo tempo”.

Valor do serviço – A liberação das bicicletas pode ser feita por QR Code, após acesso ao aplicativo da Tembici. A empresa disponibiliza, como modalidades de assinatura, os planos avulsos de 30 minutos (R$ 3,50) e diário (R$ 15), que pode ser usado por cinco horas (ou cinco viagens de 60 minutos).

Quem assinar o plano anual até o dia 31 deste mês vai contar com desconto de 50% no valor do plano anual – que, quando diluído, será de aproximadamente R$ 0,25 por dia. Mais informações estão disponíveis na página oficial do projeto.

Sobre as bicicletas

  • Design moderno e exclusivo para compartilhamento, com modelos mais leves, ergonômicos e robustos;
  • Cesto adaptável para o tamanho da bagagem de mão do ciclista, sem acumular água ou sujeira;
  • Pneus com lados reflexivos e aro 24 proporcionam uma pedalada mais dinâmica, segura e confortável;
  • Cobre-corrente que protege a roupa do ciclista;
  • Banco confortável e canote de selim com marcas para ajuste de altura;
  • Sistema de freio roller brake (freio de rolete), que garante freadas mais seguras;
  • Configuração de marchas para três velocidades;
  • Refletores frontais e traseiros com sistema de iluminação por dínamo com 10 mil horas de vida útil e que permanece aceso por curto prazo mesmo após a pessoa parar de pedalar, dando mais segurança ao ciclista que aguarda no semáforo;
  • Dispositivo de trava e tecnologia antifurto exclusiva no Brasil.

Fonte: Agência Brasília, por Lúcio Flávio, com edição de Renata Lu

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