Specialized Crux herda a tecnologia de construção dos quadros Aethos e se reinventa como opção de gravel bike topo de linha
De olho no crescente mercado de gravel bikes, a Specialized anunciou hoje (07/10) o lançamento de sua nova bicicleta CruX. Originalmente voltada para o segmento do cyclocross, A Specialized Crux é detentora de diversos títulos de Campeonato Mundial e vitórias em competições de endurance, credenciais que a tornam uma opção relevante no rentável mercado de bicicletas off-road.
A nova versão da Specialized CruX destaca-se pelo seu novo quadro em carbono, construído com a mesma tecnologia utilizada na manufatura do quadro S-Works Aethos que, com apenas 585 gramas, é considerado o mais leve do mundo produzido em escala comercial. Com garfo atualizados, gancheiras de câmbio esculpidas e até mesmo eixos passantes redesenhados, o quadro da nova CruX conta com o peso final de 825g (modelos CruX 10r) e 725g (S-Works 12r).

O quadro da nova CruX conta com um alcance 10mm mais longo, que permite uma melhor distribuição de peso, além de eliminar a possibilidade de bater com a ponta do pé na roda dianteira, garantindo uma pilotagem mais segura. A frente mais baixa otimiza a distribuição de peso e é ideal para um posicionamento agressivo, enquanto os 72 mm de altura do movimento central o colocam no ponto ideal para criar uma sensação de confiança, garantindo que a bicicleta permaneça ágil para mudanças rápidas de linha, em trilhas estreitas e velozes.
Graças a uma maior espaço no triângulo traseiro e no garfo, é possível utilizar tanto pneus nas medidas 700 x 47c quanto 650b x 2,1″.
Specialized CruX Comp

Modelo básico da linha, equipado com grupo e freios SRAM Rival e rodas DT Swiss G540 Disc, montadas em pneus Pathfinder de 700 x 38c
Especificações técnicas
| Quadro | |
|---|---|
| Quadro | CruX FACT 10r Carbon, Rider First Engineered™, Threaded BB, 12x142mm thru-axle, flat-mount disc |
| Garfo | S-Works FACT Carbon, 12x100mm thru-axle, flat-mount disc |
| Cockpit | |
| Guidão | Specialized Adventure Gear, 118.9mm drop x 70mm reach x 12º flare |
| Mesa | Specialized, 3D-forged alloy, 4-bolt, 7-degree rise |
| Fita | Supacaz Super Sticky Kush |
| Selim | Body Geometry Power Sport, steel rails |
| Canote | Roval Terra Carbon Seat Post, 20mm Offset |
| Blocagem do canote | Specialized Alloy, 30mm |
| Freios | |
| Freio dianteiro | SRAM Rival, hydraulic disc |
| Freio traseiro | SRAM Rival, hydraulic disc |
| Transmissão | |
| Trocadores | SRAM Rival 1, hydraulic |
| Câmbio traseiro | SRAM Rival 1, long cage |
| Cassete | SunRace, 11-speed, 11-42t |
| Pedivela | SRAM Rival 1x |
| Coroa | 40T |
| Movimento central | SRAM GXP |
| Corrente | KMC X11 Extra Lightweight, 11-speed |
| Rodas | |
| Roda dianteira | DT Swiss G540 Disc |
| Roda traseira | DT Swiss G540 Disc |
| Pneu dianteiro | Pathfinder Pro 2BR, Tan Sidewall, 700×38 |
| Pneu traseiro | Pathfinder Pro 2BR, Tan Sidewall, 700×38 |
| Câmara de ar | Presta valve, 48mm |
Specialized CruX Comp

O modelo intermediário da linha vem equipado com grupo transmissor eletrônico SRAM Rival eTAP AXS e canote de selim em carbono.
Especificações técnicas
| Quadro | |
|---|---|
| Quadro | CruX FACT 10r Carbon, Rider First Engineered™, Threaded BB, 12x142mm thru-axle, flat-mount disc |
| Garfo | S-Works FACT Carbon, 12x100mm thru-axle, flat-mount disc |
| Cockpit | |
| Guidão | Specialized Adventure Gear, 118.9mm drop x 70mm reach x 12º flare |
| Mesa | Specialized Pro SL, alloy, 4-bolt, 6-degree rise |
| Fita | Supacaz Super Sticky Kush |
| Selim | Body Geometry Power Expert, titanium rails |
| Canote | Roval Terra Carbon Seat Post, 20mm Offset |
| Blocagem do canote | Specialized Alloy, 30mm |
| Freios | |
| Freio dianteiro | SRAM Rival, hydraulic disc |
| Freio traseiro | SRAM Rival, hydraulic disc |
| Transmissão | |
| Trocadores | SRAM Rival eTAP AXS, hydraulic disc |
| Câmbio traseiro | SRAM Rival XPLR eTap AXS |
| Cassete | SRAM CS XG 1251 D1 XPLR 10-44 |
| Pedivela | SRAM Rival 1x |
| Coroa | 40T |
| Movimento central | SRAM DUB BSA |
| Corrente | SRAM CN RIVAL D1 12S 114 link |
| Rodas | |
| Roda dianteira | Roval Terra C |
| Roda traseira | Roval Terra C |
| Pneu dianteiro | Pathfinder Pro 2BR, Tan Sidewall, 700×38 |
| Pneu traseiro | Pathfinder Pro 2BR, Tan Sidewall, 700×38 |
| Câmara de ar | Presta valve, 48mm |
Specialized CruX S-Works

Bicicleta topo de linha da série, vem equipada com grupo transmissor eletrônico SRAM RED eTAP AXS, pedivela com potenciômetro integrado e rodas Roval Terra CLX.
Especificações técnicas
| Quadro | |
|---|---|
| Quadro | S-Works CruX FACT 12r Carbon, Rider First Engineered™, Threaded BB, 12x142mm thru-axle, flat-mount disc |
| Garfo | S-Works FACT Carbon, 12x100mm thru-axle, flat-mount disc |
| Cockpit | |
| Guidão | Roval Terra, carbon, 103mm drop x 70mm reach x 12º flare |
| Mesa | S-Works SL, alloy, titanium bolts, 6-degree rise |
| Fita | Supacaz Super Sticky Kush |
| Selim | Body Geometry S-Works Power, carbon fiber rails, carbon fiber base |
| Canote | Roval Alpinist Carbon Seatpost |
| Blocagem do canote | Specialized Alloy, 30.0mm, titanium bolt |
| Freios | |
| Freio dianteiro | SRAM RED eTAP AXS, hydraulic disc |
| Freio traseiro | SRAM RED eTAP AXS, hydraulic disc |
| Transmissão | |
| Trocadores | SRAM Red eTap AXS |
| Câmbio traseiro | SRAM Red XPLR eTap AXS |
| Cassete | SRAM XPLR, XG-1271, 12-speed, 10-44t |
| Pedivela | SRAM Red AXS Power Meter |
| Coroa | 40T |
| Movimento central | SRAM DUB BSA |
| Corrente | SRAM CN RED D1 12S 114LI |
| Rodas | |
| Roda dianteira | Roval Terra CLX |
| Roda traseira | Roval Terra CLX |
| Pneu dianteiro | Pathfinder Pro 2Bliss Ready, Transparent Sidewall, 700x38c |
| Pneu traseiro | Pathfinder Pro 2Bliss Ready, Transparent Sidewall, 700x38c |
| Câmara de ar | Presta valve, 48mm |
Preço e disponibilidade – Com previsão de chegada ao Brasil no final de outubro, a Specialized CruX será comercializada nas seguintes versões / preços sugeridos:
- Specialized CruX S-Works – R$ 99.999,00
- Specialized CruX Expert – R$ 49.999,00
- Specialized CruX Comp – R$ 37.999,00
MTB Brasília Seu portal de notícias sobre o mundo da bicicleta