17 de maio de 2024
SunRider

SunRider, a incrível e-bike cargueira alimentada por energia solar

Com capacidade de carga de 150kg e autonomia de até 100km, bicicleta elétrica holandesa promete ser a alternativa de transporte ideal para o comércio dos grandes centros urbanos

Uma startup holandesa apresentou esta semana um novo modelo de bicicleta eletricamente assistida que promete reunir em um só produto mobilidade eficiente, alta capacidade de carga e zero emissão de poluentes na atmosfera.

Desenvolvida pela empresa holandesa Need The Globe, a SunRider conta com placas solares que alimentam sua bateria, tornando-a, segundo seus criadores, a primeira bicicleta elétrica cargueira auto recarregável do planeta.

Realizar a logística de abastecimento do comércio é atualmente uma dos maiores problemas nos grandes e congestionados centros urbanos, onde um caminhão parado por vários minutos pode significar prejuízo em tempo e produtividade, além de contribuir para a poluição do ar.

SunRider

Equipada com um baú de 1 metro cúbico (medida padrão de um pallet na Europa), a SunRider possui a impressionante capacidade de carga de 150kg, valor mais do que suficiente para a realização de entregas no comércio local das grandes cidades. Para garantir assistência de pedalada suficiente para o ciclista, a e-bike conta com um motor de 250 watts, instalado no cubo da roda.

SunRider

Auto recarregável – O grande destaque da SunRider no entanto é a sua capacidade de poder ser carregada mesmo em movimento, sem a necessidade de ser conectada à rede elétrica. Para isto, a e-bike conta com painéis solares instalados nas laterais do baú, que se encarregam de alimentar sua bateria de 1.6 kWh. De acordo com os desenvolvedores da bicicleta, esta solução possibilita uma autonomia de até 100 quilômetros em dias de sol.

SunRider

Pegada ambiental – Para os desenvolvedores do projeto, o maior legado da SunRider entretanto, é reduzir a dependência atual das cidades pelos combustíveis fósseis, reduzindo assim a poluição e a emissão de dióxido de carbono (CO²). Segundo eles, o uso de soluções como a SunRider reduziria as emissões de carbono em até 95% em comparação com veículos a diesel e até 50% em comparação  com outras e-bikes cargueiras atualmente disponíveis no mercado.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização