16 de junho de 2024
BA-099
Parte da ciclovia ligando os dois estados será construída na rodovia BA-099 - Foto: Wikipédia

Deputados da Bahia e Sergipe propõem criação de ciclovia entre os dois estados

Com 320 quilômetros de extensão, ciclovia de ligação entre as cidades de Aracaju e Salvador teria como principal objetivo tornar a região litorânea em um grande atrativo turístico para ciclistas

Deputados das Assembleias Legislativas da Bahia e de Sergipe se uniram em torno de uma proposta de criação de uma extensa ciclovia de 320 quilômetros ligando as capitais dos dois estados. Para viabilizar o projeto, o deputado federal sergipano, o vice-líder do Governo, Gustinho Ribeiro (Solidariedade), e o ex-deputado André Moura anunciaram uma parceria com o também deputado federal da Bahia (DEM), Arthur Maia.

Nos próximos dias, Gustinho Ribeiro e André Moura deverão ir a Brasília para tentar viabilizar recursos para o projeto e execução da obra, que deverá ser realizada pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), em parceria técnica com o Ministério do Turismo.

“A ideia é transformar a região em uma referência nacional do cicloturismo”

“A ideia é transformar a região em uma referência nacional do cicloturismo”, afirmou André Moura. “Uma das nossas prioridades é buscar investimentos para o Turismo, porque, no pós-pandemia esse setor será importante para a geração de emprego e renda”, afirmou o deputado Gustinho Ribeiro.

Para o presidente da Federação Sergipana de Ciclismo (FSC), Jairo Vieira Dantas, a construção da ciclovia será um marco histórico da região. “É um projeto gigantesco. Não existe outro projeto assim aqui no Brasil”, afirmou.

“O cicloturismo gerado por este projeto irá transformar o turismo dos dois estados numa amplitude nacional e internacional”

“O cicloturismo gerado por este projeto irá transformar o turismo dos dois estados numa amplitude nacional e internacional, já que o ciclismo vem crescendo cada vez mais no país e ter essa possibilidade de tramitar entre Bahia e Sergipe vai atrair não só os cidadãos dos respectivos estados, mas, também turistas de outros estados e até mesmo de outros países.

De acordo com o projeto, a construção da ciclovia seria ao longo da Linha Verde, que no trecho da Bahia é a BA-099, rodovia privatizada administrada pela Concessionária Litoral Norte (CLN) e no trecho de Sergipe é a SE-100.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização