15 de julho de 2024
Shimano Linkglide

Shimano apresenta nova tecnologia de transmissão para e-bikes

Tecnologia Linkglide foi desenvolvida para possibilitar maior durabilidade em grupos de transmissão suscetíveis a grande torque durante as trocas de marcha

A Shimano anunciou esta semana o lançamento mundial de uma nova tecnologia voltada especificamente para o uso em bicicletas de assistência elétrica (e-bikes), cujo objetivo é prolongar a vida útil dos componentes de transmissão. Batizada de Linkglide, a nova tecnologia faz uso de uma desenho diferenciado dos dentes dos pinhões do cassete e um novo modelo de corrente reforçado, além de dois novos modelos de câmbio traseiro e seus respectivos trocadores de marcha.

Shimano Linkglide

Inicialmente, a tecnologia Linkglide será oferecida como opcional para os grupos de transmissão Shimano Deore XT de 1×11 e Shimano Deore de 1×10 velocidades, a serem montados em e-bikes. De acordo com a Shimano, a utilização dos componentes com a tecnologia Linkglide possibilita uma durabilidade até três vezes maior do que com o uso dos atuais cassetes Hyperglide, em condições extremas de uso, lembrando que uma degradação menor dos dentes dos pinhões resulta em menos saltos da corrente, menor perda de rendimento e maior espaço entre manutenções.

Cassetes Shimano Linkglide

Cassetes Shimano Linkglide
Cassetes Shimano Linkglide

Com a base dos dentes mais grossas e robustas e um novo perfil superior, os novos cassetes Linkglide proporcionam uma maior durabilidade, mesmo durante a troca de marchas em alto torque, situação comum nas e-bikes.

O novo cassete Deore XT (CS-LG600-11) pesa 780 gramas e será disponibilizado na relação 11-50 dentes (11 velocidades), enquanto que o modelo Deore (CS-LG600-10) de 10 velocidades pesa 634 gramas, na relação 11-43 dentes.

Câmbios traseiros Linkglide

Câmbios traseiros Linkglide
Câmbios traseiros Linkglide

Para acomodar os novos cassetes Linkglide, a Shimano disponibilizou os novos câmbios Deore XT (RD-M8130-SGS) de 1×11 velocidades e Deore (RD-M5130-SGS) de 1×10 velocidades, com o mesmo rendimento de trocas suaves de marcha e desenho de perfil dos outros desviadores Deore XT de 11 velocidades y Deore de 10 velocidades, além de também contar com o sistgema de estabilização de corrente Shadow RD+. 

Trocadores de marcha Linkglide

Trocadores de marcha Linkglide
Trocadores de marcha Linkglide

Dois novos trocadores de marcha também passam a fazer parte do sistema de transmissão Linkglide. A versão Deore XT de 11 velocidades conta com a opção de montagem integrada I-SPEC EV (SL-M8130-IR) ou de montagem por abraçadeira (SL-M8130-R), enquanto que a versão Deore de 10 velocidades (SL-M5130-R) conta com a opção de montagem com abraçadeira, além de um indicador ótico de marcha. Todas os novos trocadores de marcha contam com as já conhecidas funções Shimano 2-Way Release, Rapidfire Plus e Instant Release.

Corrente Linkglide

Corrente Linkglide
Corrente Linkglide

Desenvolvida especialmente para e-bikes, a nova corrente Linkglide (CN-LG500) de 11/10 velocidades chega ao mercado como uma alternativa mais acessível e resistente às correntes encontradas no mercado.

Preço e disponibilidade – Em um primeiro momento, a Shimano disponibilizará a nova tecnologia Linkglide e seus respectivos componentes apenas para fabricantes de e-bikes, a partir do próximo semestre. De acordo com o fabricante, ainda não há previsão da venda avulsa dos componentes.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização