15 de julho de 2024
Tubolito

Nova tecnologia para câmaras de ar permite monitorar a pressão por aplicativo

Nova câmara de ar Tubolito P-SENS conta em seu interior com um chip NFC que monitora a pressão do ar em seu interior e transmite as informações para o smartphone do ciclista

Conhecida mundialmente por suas câmaras de ar de bicicletas superleves e resistentes, a marca austríaca Tubolito anunciou esta semana o lançamento comercial de uma nova tecnologia que possibilita a checagem instantânea da pressão do ar no interior do componente, sem a necessidade de se remover a tampa da válvula.

Batizada de P-SENS, a nova linha de câmara de ar utiliza um chip com a tecnologia NFC (Near Field Communication ou Comunicação por Campo de Proximidade, em português) para se comunicar por aproximação com o smartphone do ciclista e fornecer em poucos segundo e com grande precisão a pressão do ar em seu interior.

Sem bateria – Embora a ideia de se utilizar sensores para monitorar a pressão do ar no interior dos pneus não seja uma ideia nova (tanto a SRAM/Quark quanto a SKS produzem dispositivos que realizam a função), a tecnologia P-SENS conta com duas grandes vantagens sobre seus concorrentes: a simplicidade de uso e a ausência de baterias, já que o chip de monitoramento utilizado no interior da câmara utiliza a transmissão de dados por indução eletromagnética, dispensando assim o uso de fontes de energia elétrica. Uma vez conectado, o chip transmite as informações ao celular através de um aplicativo específico, disponível para plataformas Android ou iOS.

Tubolito

Preço e disponibilidade – Disponível por enquanto apenas no mercado europeu, a nova câmara de ar Tubolito MTB PSENS é comercializada nas medidas de aro 27.5 (90 gramas) e 29 polegadas (93 gramas), ao preço médio de 49.90 dólares, apenas na versão com válvula Presta de 42mm.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização