17 de junho de 2024
Zipp 353 NSW
Zipp 353 NSW - Foto: Zipp Brasil

Zipp lança mundialmente sua roda clincher mais leve já produzida

Com o peso de apenas 1.255 gramas, nova roda para bicicletas de estrada conta com diâmetro otimizado para pneus de 28mm, novo cubo de baixa fricção e perfil aerodinâmico inspirado nas barbatanas da baleia-jubarte

Referência mundial em rodas de alto rendimento para bicicletas, a Zipp anunciou na manhã de hoje (20/04) o lançamento mundial de suas novas rodas de estrada 353 NSW Tubeless para freio a disco.

Daniella Cicarelli
Foto: Zipp Brasil

Evolução natural dos modelos 303 e 454 NSW, as novas rodas adotam o mesmo perfil aerodinâmico desta última, inspirado no desenho das barbatanas das baleias-jubarte. Denominada Sawtooth, a tecnologia exclusiva da Zipp otimiza a eficiência aerodinâmica e a estabilidade, mesmo sob influência de ventos laterais. O design Sawtooth também permite que o aro seja estruturalmente forte, sem acréscimo de peso. De acordo com o fabricante, a solução potencializa a velocidade nas saídas de curvas, independentemente do terreno, especialmente nos trechos íngremes e vigorosos. 

Zipp 353 NSW
Foto: Zipp Brasil

As novas 353 NSW utilizam também a Tecnologia Zipp Total System Efficiency (TSE) no design das rodas, superando barreiras específicas à velocidade como resistência ao vento, gravidade, resistência ao rolamento e perdas por vibração. A largura interna de 25mm das rodas é ideal para usar pneus sem câmara mais largos com pressão de ar reduzida para um pedal mais eficiente. 

Daniella Cicarelli
Foto: Zipp Brasil

O uso de aros com o perfil interno sem chanfros (hookless) possibilita um maior contato entre a parede interna dos mesmos e as bordas do pneu, resultando em maior segurança e menor peso total.

Daniella Cicarelli
Foto: Zipp Brasil

No centro das 353 NSW estão os Cubos Cognition V2 reprojetados, com um mecanismo Axial Clutch V2 atualizado para um engate mais rápido e menor atrito, bem como maior durabilidade.

Zipp 353 NSW
Foto: Zipp Brasil

Leveza e performance – De acordo com o fabricante, as novas 353 NSW são as rodas clincher tubeless mais leves já produzidas pela Zipp, Com seu formato de aro ondulado de 45 mm de profundidade e indicada para uso com pneus de 28mm, a Zipp 353 NSW tem um peso total de apenas 1.255 gramas (o par, sem as blocagens).

Daniella Cicarelli
Foto: Zipp Brasil

Preço e disponibilidade – De acordo com a Proparts (distribuidora oficial da marca Zipp no Brasil) as novas rodas 353 NSW no Brasil serão comercializadas a partir de maio deste ano ao preço médio de 30.918 reais o par (com núcleo SRAm XDR). Nos Estados Unidos, as rodas serão comercializadas por 1,800 dólares (roda dianteira) e 2,200 dólares a roda traseira (com núcleo Shimano/SRAM 11 ou XDR).

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização