13 de julho de 2024
Henrique Avancini
Henrique Avancini supera Schurter - Foto: Michele Mondini

Henrique Avancini supera Nino Schurter no primeiro confronto de rivais em 2021

Válida como etapa da Internazionali d’Italia, Capoliveri Legend XCO foi palco do primeiro confronto do ano entre os dois melhores mountain bikers do mundo

O brasileiro Henrique Avancini venceu nesta segunda-feira (05/04) a Capoliveri Legend XCO, válida como segunda etapa da Internazionali d’Italia Series, realizada na na Ilha de Elba, na Itália. A prova serviu de estreia nos confrontos diretos entre os melhores mountain bikers da atualidade, onde Avancini superou no sprint final seu principal adversário no circuito mundial, o suíço Nino Schurter.

A prova realizada hoje marcou o retorno de Henrique Avancini às competições internacionais, já que o atual número 1 do ranking mundial de MTB XCO da UCI estava encontrando dificuldades para disputar as provas do calendário devido às restrições sanitárias impostas ao Brasil devido a pandemia do Covid-19.

Mesmo em uma prova de alto nível técnico e físico, Avancini e Schurter superaram os demais concorrentes, travando uma disputa a parte na competição. Na primeira parte da prova, Schurter determinou o ritmo, sempre com Avancini colado a sua roda. Mesmo após uma longa e exaustiva viagem do Brasil para a Itália, que lhe deu pouco tempo para treino na pista do circuito, Avancini não parecia afetado, atacando Schurter e sendo seguido de perto por Luca Braidot, Maxime Marotte, Mirko Tabacchi e Andreas Emanuele Vittone.

Durante a 6ª de um total de oito voltas, uma fuga de Schurter rompeu a unidade do pelotão, embora Avancini tenha mantido sua posição. A partir da última volta, o brasileiro conseguiu encostar no suíço, com o francês Maxime Marotte em sua cola. Nos metros final entretanto, Henrique Avancini arrancou um sprint espetacular  e venceu a prova, com Schurter em 2º e Marotte em 3º, seguidos por Luca Braidot em 4º e Vlad Dascalu em 5º.

Resultados – Elite Masculino

# Atleta País Equipe Tempo
1 Henrique Avancini Brasil Cannondale Factory Racing 1:34:30
2 Nino Schurter Suíça Scott SRAM MTB Team +2
3 Maxime Marotte França Santa Cruz FSA MTB Pro Team +2
4 Luca Braidot Itália Santa Cruz FSA MTB Pro Team +200
5 Vlad Dascalu Romênia Trek Pirelli +33

Kate Courtney vence duelo com Chiara Teocchi

Kate Courtney
Pódio Feminino, com Kate Courtney em primeiro – Foto: Michele Mondini

A Internazionali d’Italia também marcou a estreia na temporada de Kate Courtney, que desembarcou na prova como uma grande incógnita sobre seu possível rendimento e com a obrigação de enfrentar concorrentes com maior experiência na competição. Ainda assim, a atual campeã mundial de XCO não se sentiu intimidada e mostrou superioridade sobre suas principais adversárias, Chiara Teocchi e Caroline Bohe. Embora Teocchi tivesse chegado a liderar um bom trecho do percurso, na volta final Courtney fez valer sua força e técnica para vencer a etapa.

Resultados – Elite Feminino

# Atleta País Equipe Tempo
1 Kate Courtney Estados Unidos Scott SRAM MTB Racing Team 1:36:10
2 Chiara Teocchi Itália Trinity Racing +25
3 Caroline Bohee Dinamarca Ghost Factory Racing +47
4 Eva Lechner Itália ASD Team Bramati Trinx Factory Team +3:56
5 Sofie Heby Pedersen Dinamarca Seleção Nacional Dinamarquesa +4:07
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização