18 de julho de 2024
Metl
O pneu Metl utiliza uma carcaça feita de uma liga de níquel e titânio desenvolvida em colaboração com a Nasa

Pneu de bicicleta com tecnologia da Nasa promete revolucionar o mercado

Material feito de liga de níquel e titânio é utilizado pela Agência Espacial em veículos utilizados para a exploração das superfícies da Lua e de Marte

Um pneu que nunca fura, garante tração nas superfícies mais difíceis e que dura tanto quanto sua bicicleta. Ao que parece, o nirvana dos pneus de bike parece ter sido atingido, graças a uma tecnologia desenvolvida entre a startup Smart Tire Company e a Agência Espacial Norte-Americana (NASA) e utilizada pelos hoovers Curiosity e Perseverance na exploração da superfície de Marte.

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A tecnologia é a mesma utilizada pelos hoovers Curiosity e Perseverance na exploração da superfície de Marte

Batizada de Metl, a tecnologia consiste no desenvolvimento e produção de pneus que, ao invés da usual borracha, utiliza uma trama metálica feita de uma liga especial de níquel e titânio (denominada NiTinol+), cuja principal característica é a sua “memória de formato”, ou seja, sua capacidade de retornar a sua forma original após ser deformado.

De acordo com seus desenvolvedores, o pneu Metl possui a capacidade de reagrupar sua estrutura molecular quando deformado, retornando imediatamente ao seu formato original como em um pneumático comum, garantindo assim o conforto e a dirigibilidade, sem a necessidade do uso de ar comprimido em seu interior.

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Detalhe da superfície do pneu Metl

Por não utilizar ar comprimido, os pneus Metz são totalmente a prova de furos e sua superfície conta com uma autonomia até 30 vezes superior as pneus de borracha.

Preço e disponibilidade – Desenvolvido para bikes de estrada, gravel, MTBs e e-Bikes, os novos pneus Metl deverão ser comercializados no mercado mundial a partir de 2022. Até o presente momento, não há informações sobre o peso do componente ou os preços praticados.

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