29 de fevereiro de 2024
Hupi
Kit para Limpeza de Refil para Mochila de Hidratação

Kit de limpeza da Hupi facilita a higienização das mochilas de hidratação

Composto por escovas e um cabide especial, kit de limpeza facilita ao máximo a higienização do reservatório de água de sua mochila

Uma das maiores invenções já criadas para esportes de aventura, a mochila de hidratação requer alguns cuidados básicos com a sua manutenção. De acordo com especialistas, os refis de armazenagem de água devem ser higienizados após o uso, de forma impedir a proliferação de bactérias, germes e fungos que possam comprometer a saúde do atleta.

Por outro lado, realizar uma limpeza criteriosa neste equipamento nem sempre é tão fácil quanto higienizar uma simples garrafa de água, já que as mangueiras e bocais do refil são de acesso relativamente difícil.

Hupi

Foi pensando nisto que a Hupi, marca nacional especializada em acessórios para ciclismo e bicicletas, disponibiliza no mercado brasileiro seu Kit de Limpeza para Refil de Hidratação, que contém uma série de escovas e ferramentas para facilitar ao máximo a higienização do reservatório de água de sua mochila.

Hupi

Composto por três escovas e um cabide para secagem, o kit da Hupi possibilita uma limpeza profunda em todo o interior do refil. Enquanto que a escova maior (que também pode ser utilizada para a lavagem de garrafas) possibilita limpar eficientemente o compartimento principal do refil, uma segunda escova, de cabo longo e flexível, permite a remoção de sujeira no interior da mangueira, um dos locais mais problemáticos para se limpar.

Hupi

O kit conta ainda com uma terceira escova cilíndrica e de tamanho menor, perfeita para a higienização do bocal e da conexão da mangueira, locais sempre propensos a aparição de limo e outras sujidades.

Hupi

 

Para promover uma secagem rápida e eficiente, o kit de limpeza da Hupi conta ainda com um prático cabide que mantém a boca do refil aberta, possibilitando assim uma rápida evaporação em seu interior.

Hupi

Preço e disponibilidade – O Kit de Limpeza para Refil de Hidratação pode ser adquirido diretamente no site da Hupi, ao preço de R$ 76,90, com desconto de 5% para pagamentos a vista.

A importância da higienização

De acordo com uma pesquisa encomendada pela Treadmill, empresa norte-americana especializada na venda de acessórios esportivos, o uso de garrafas e mochilas de hidratação sem a correta higienização podem trazer uma série de problemas de saúde decorrentes da presença de bactérias, germes e fungos. 

Durante o estudo, foram testadas diversas garrafas e mochilas de hidratação utilizadas por atletas e deixadas sem lavar durante uma semana e a conclusão não poderia ser mais assustadora: Os pesquisadores verificaram a presença de uma grande quantidade de germes, dos quais 60% podem causar doenças. Em média, amostra continha 313 mil colônias de bactéria por cm², cerca de seis vezes mais do que o número presente em um pote de água para cachorro (!!!).

Segundo professor de Infectologia da PUC-SP, Dr. Fernando Ruiz, os principais responsáveis por essa proliferação bacteriana são a boca e as mãos, além do contato com elementos externos como terra, poeira e detritos, no caso de caramanholas e mochilas de hidratação utilizadas por ciclistas.

“O contato com a boca humana municia constantemente o acúmulo de bactérias nesses recipientes. Estudos históricos mostram que passam de 700 as espécies já descritas”, afirma Ruiz.

Embora pareça alarmante em um primeiro momento, Ruiz ressalta que apenas a presença de germes não costuma ser decisiva para que o atleta adoeça. Todavia, feridas presentes na boca como gengivite, cárie e aftas, além da presença de placa bacterianas, facilitam que as bactérias caiam na corrente sanguínea, podendo causar doenças como pneumonia, diarreia ou infecções graves. A imunidade baixa causada por doenças como diabetes também facilita que uma enfermidade se manifeste.

Prevenção -Para os especialistas em infectologia, a melhor maneira de se prevenir de problemas é a correta e constante higienização da garrafa ou refil de hidratação.

“Este tipo de acessório deve ser lavado sempre logo após o uso e muito bem enxaguado, diz a infectologista Rubia Miossi. “Para evitar que fungos e bactérias proliferem, a garrafa mou refil deve estar completamente secos antes de serem guardados”, completa.

Para a limpeza, recomenda-se a utilização de produtos bactericidas como o hipoclorito de sódio, na proporção de uma colher por litro de água, por cerca de 20 minutos.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização