1 de março de 2024
Regina Chain

Nova tecnologia de corrente de transmissão promete o fim da necessidade de lubrificação

Desenvolvida pela Regina Chain, nova tecnologia oferece coeficiente de atrito extremamente reduzido, ao utilizar diamante industrial como matéria-prima dos componentes da corrente

Um dos maiores fabricantes de correntes de transmissão do mundo, a italiana Regina Chain, anunciou uma nova tecnologia que promete não apenas aumentar a vida útil deste componente, como também tornar obsoleta a necessidade de lubrificação periódica.

Projetada originalmente pela Regina para ser utilizadas em motocicletas, a nova tecnologia abre um precedente para ser utilizada em qualquer sistema de transmissão que utilize correntes, incluindo bicicletas e e-bikes, ao utilizar um novo material de revestimento para os pinos e buchas da corrente, o carbono tetraedricamente amorfo (ta-C), também conhecido como diamante industrial.

Este revestimento é reconhecido mundialmente por sua extrema dureza e resistência bastante próximos do diamante puro, encontrado na natureza. Além disso, sua superfície lisa oferece um coeficiente de atrito muito inferior ao do aço, o que dispensa a necessidade de lubrificação.

Desenvolvido pelos engenheiros da Regina, em sua fábrica na Itália, o inovador processo de revestimento passou por uma bateria de testes de laboratório e de rua, que demonstraram que a nova corrente possui maior durabilidade que um modelo convencional regularmente lubrificado.

Futuras aplicações – Em uma primeira fase, a nova tecnologia será utilizada na nova corrente M Endurance, que equipa as novas motocicletas BMW S 1000 RR e S 1000 XR. De acordo com o fabricante, há planos de distribuir a tecnologia utilizada em outros produtos da marca, incluindo correntes para bicicletas e para a indústria pesada. 

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização