1 de março de 2024
Selante Black Ox

Novo selante para pneus promete vedar até mesmo perfurações por arma de fogo

Criado por empresa especialista em tecnologia aeroespacial, novo selante Black OX utiliza micro partículas de fibra de carbono e agentes coagulantes para vedar até as perfurações mais difíceis

Uma prova de MTB perdida por conta de um furo no pneu deu origem a um novo tipo de selante que pode vir a revolucionar o mercado de bicicletas. John Dispennette, funcionário e filho do presidente da Omnia Products – empresa especializada em tecnologia aeroespacial –, disputava uma prova do campeonato nacional de XC do seu país quando perdeu a disputa por conta de um enorme furo no pneu de sua bike, cujo selante em seu interior não conseguiu vedar.

“Eu estava utilizando um selante premium de uma das marcas mais reconhecidas do mercado e mesmo assim ele não conseguiu cumprir sua missão”, disse Dispennette, que trabalha com o pai desde 2011 na empresa, que é especialista em revestimentos a base de fibra de carbono, quartzo, cerâmica e outros materiais tecnológicos.

“Após a prova, comecei a estudar a composição dos selantes disponíveis no mercado e pensei: temos um monte de látex disponível em nossa empresa e utilizamos a grande maioria dos produtos químicos utilizados em selantes. Por que então não desenvolver meu próprio selante e tentar acabar com o problema de vez?”, questionou.

Selante Black Ox

Com a ideia na cabeça e as mãos na massa, Dispennette desenvolveu o Black Ox Sealant, um novo tipo de selante para pneus que utiliza micropartículas de fibra de carbono para otimizar seu funcionamento.

“Em nossos testes preliminares, percebemos que a fibra de carbono, adicionada a outros agentes coagulantes, fez uma enorme diferença na performance do selante. Feita a constatação, passamos a testar massivamente partículas de fibra de diferentes tamanhos, de forma equilibrar a facilidade de aplicação ao máximo de eficiência na hora de vedar rapidamente a perfuração”, disse.

O resultado é tão impressionante que, em um vídeo divulgado pela empresa, o Black Ox conseguiu vedar em poucos segundos uma perfuração causada por um projétil de arma de fogo de baixo calibre, no caso, uma espingarda .22. Confira o vídeo: 

Após encontrar a fórmula ideal, Dispennette passou a comercializar o produto em abril deste ano. Atualmente, o selante é comercializado diretamente através de seu website ou em cerca de 15 bike shops no estado norte-americano da Carolina do Norte.

De acordo com o empresário, a chegada do Covid-19 atrasou os planos para dar início à comercialização em escala global. “Estamos em contato com lojistas de todo o país para comercializar o Black Ox em nível nacional e patrocinar alguns eventos assim que for possível. Em nível mundial, temos planos de realizar parcerias com distribuidores,.

Diferenciais – Desenvolvido para ser aplicado diretamente através da válvula do pneu, sem a necessidade de desmontagem, um frasco de 120ml do Black Ox é capaz de selar furos de até 9mm em um pneu aro 29″ com até 2.5 polegadas de largura. O produto é compatível com pneus de mountain bike, estrada, gravel e fat bike, entre outros e é comercializado em galões de 470ml (17.99 dólares) e 950ml (27.99 dólares), além do frasco com dose individual de 12ml, por 5.99 dólares.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização