26 de fevereiro de 2024
Arevo
A Arevo utiliozou a tecnologia 3D Aqua 2 para produzir o quadro da marca de bicicletas Superstrata

Nova geração de impressoras 3D promete revolucionar o mercado de bicicletas

Com velocidade até 4 vezes maior que sua predecessora, nova impressora Aqua 2 da Arevo oferece quadros de bicicleta em fibra de carbono mais leves, resistentes e baratos

Pioneira na tecnologia de impressão 3D em fibra de carbono, a Arevo apresentou esta semana sua nova impressora Aqua 2. De acordo com a empresa – criadora da primeira bicicleta de carbono impressa em 3D no mundo –, a nova geração de impressoras promete uma velocidade até 4 vezes maior na produção em relação a sua predecessora, aumentando a produção e possibilitando a redução de seu custo final. 

Tecnologia exclusiva – Criada em 2017, a Arevo rapidamente revolucionou o mercado de produção de peças e componentes de fibra de carbono graças a uma singular combinação de software, robótica e matérias-primas de última geração.

Arevo
Processo de impressão 3D do quadro Arevo

Enquanto que no processo convencional, a fabricação de um quadro de bicicleta em fibra de carbono consista em longas e diversas etapas de manufatura que acabam por tornar altos os custos de produção, a tecnologia 3D desenvolvida pela Arevo praticamente não sofre intervenção humana durante o processo, ao utilizar um braço robótico que imprime tridimensionalmente a fibra, mesclada a uma liga de termoplástico especial que funciona como uma cola de secagem rápida.

A tecnologia resultou na criação de uma bike protótipo em 2018 e da Emery ONE, a primeira e-bike do mundo feita com quadro impresso em 3D.

De acordo com seus desenvolvedores, a nova geração de impressoras 3D Aqua 2 possibilitará a produção de quadros e componentes de fibra de carbono de altíssima resistência e baixo peso em níveis dificilmente alcançados pelos processos de fabricação convencionais, com alta produtividade e preços mais baixos.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização