24 de fevereiro de 2024
Yamaha Civante

Civante, a impressionante e-bike urbana da Yamaha

Com quatro níveis de assistência, bicicleta da marca japonesa conta com motor proprietário que proporciona até 500W de potência máxima e torque de 70Nm

A gigante automotiva japonesa Yamaha anunciou esta semana o lançamento de um novo modelo de bicicleta eletricamente assistida (e-bike) no mercado internacional.

Yamaha Civante

Destinada ao uso primariamente urbano, a nova Yamaha Civante conta com um novo motor classe 3, capaz de oferecer até 4 modos de assistência a até 45km/h a um torque máximo de impressionantes 70Nm.

Assim como ocorre em outros modelos de e-bikes da marca, o quadro, motor, bateria e boa parte dos componentes da Civante foram desenvolvidos e produzidos pela própria Yamaha. O quadro, em liga de alumínio, conta com tubulações de dupla espessura e desenho hidroformado, contando com roteamento interno de todos os cabos e conduítes, resultando em um visual limpo e sem interferências.

Tanto em seu triângulo traseiro quanto no garfo – também em alumínio –, há ancoragens para a instalação de para-lamas e bagageiros/racks.

Yamaha Civante

Motor diferenciado – Instalado na região da caixa de centro, está o motor classe 3 de 500w da Civante, um Yamaha PWSeries SE, capaz de proporcionar assistência até uma velocidade máxima de 45 quilômetros por hora. Ao contrário dos motores similares, que em sua maioria cortam subitamente o motor quando se ultrapassa o limite de velocidade, o PWSeries SE conta com três sensores especiais que proporcionam uma transição suave, baseada no torque da pedalada, velocidade corrente e cadência do pedivela.

Yamaha Civante

Esse mesmo sistema ‘inteligente’ reconhece de forma automática as condições do terreno e realiza um ajuste fino no modo de assistência, otimizando assim sua performance. A Civante conta com quatro modos de assistência: Eco+, Eco, Standard e High, cuja curva de auxílio à pedalada vai de 50% a impressionantes 280%, conforme o nível escolhido.

Yamaha Civante

Para alimentar a fera, a Yamaha proporcionou à Civante uma bateria de 500w recarregável de lítio-íon, que pode ser retirada da bicicleta para recarga em casa. De acordo com o fabricante, em apenas uma hora de recarga, a bateria já está com 80% de sua capacidade.

Ao contrário dos demais fabricantes, a Yamaha não informa a autonomia máxima da Civante, pois, de acordo com a marca, isto depende de uma série de fatores como velocidade, nível de assistência, terreno e estilo de pilotagem. Em uma situação hipotética, um ciclista com cerca de 75kg pedalando no modo High deverá contar com uma autonomia média de 96 quilômetros sem necessitar de recarga da bateria.

Yamaha Civante

Painel de controle – Um robusto ciclocomputador instalado no cockpit da Civante é o encarregado de monitorar e controlar os recursos da e-bike da Yamaha remotamente, via Bluetooth. Além das informações normalmente encontradas em outros ciclocomputadores como velocidade, cadência e tempo de pedalada, entre outros, a central de controle possibilita o controle da autonomia e modos de assistência, além de operar o sistema de iluminação de LED frontal e traseiro da bike. O painel conta ainda com entrada micro USB para a recarga de equipamentos eletrônicos como celulares e luzes extras.

Yamaha Civante

Componentes diferenciados – Além dos componentes proprietários, a Yamaha Civante conta com transmissão de 10 velocidades e freios a disco hidráulicos Shimano Tiagra e rodas aro 27.5″ equipadas com pneus CST Xpedium Ampero 700 x 35c, com proteção anti-furo e bandas reflexivas nas paredes laterais.

Yamaha Civante

“A Civante traz a um novo grupo de usuários à lendária qualidade, conforto e performance dos produtos Yamaha, aumentando e diversificando assim nossas opções de venda”, disse o diretor da Yamaha Bikes Drew Engelmann.

“Nossa nova e-bike é suave, veloz e confortável, ao mesmo tempo que proporciona um nível de performance e eficiência que nenhum outro produto similar oferece”, completa.

Yamaha Civante

Preço e disponibilidade – Disponível no mercado norte-americano a partir deste mês, a nova e-bike Yamaha Civante será comercializada por lá ao preço sugerido de 3.399 dólares. Até o presente momento, não há previsão de comercialização no Brasil.

Especificações técnicas

Quadro
Quadro  Hidroformado, com tubulação de dupla espessura em liga de alumínio; roteamento internos de cabos. Compatível com bagageiros e alforjes
Garfo Alloy, eixo 12mm thru-axle, compatível com para-lamas; espiga de 1 1/8″
Rodas
Aros 700c Alloy aero rim 27 mm de profundidade, diâmetro externo de 22.2mm e interno de 17mm
Cubos Anodizados com montagem para rotores Shimano Centerlock, eixo dianteiro 12 x 100 e traseriro de 12 x 142. Freehub Shimano e sensor de velocidade Yamaha
Raios SUS304
Pneus CST Xpedium Ampero 700 x 35c Level-5 Flat, com fita reflexiva nas paredes laterais
Transmissão
Pedais N/D
Pedivela Square taper 165mm (quadro tamanho 53cm) e 170mm (quadros 55cm e 58cm)
Coroa 50/34T E-Ring 110 BCD
Corrente KMC e10 Sport
Cassete Shimano 11/32T
Câmbio dianteiro Shimano Tiagra (2 x 10) Braze-on
Câmbio traseiro Shimano Tiagra GS 10 velocidades
Trocador de marcha Shimano Tiagra Hydraulic Disc Brake Dual Control Lever 2×10
Cockpit
Guidão Alloy drop bar, com 31.8mm de diâmetro; 40cm de largura (quadro 53cm) ou 42cm (quadros 55cm e 58cm)
Caixa de direção Integrada, com espaçadores de 30mm
Fita de guidão N/D
Mesa Yamaha Alloy 4-bolt faceplate, com 31.8 de diâmetro e largura de 80mm (quadros 53cm e 55cm) ou 100mm (quadro 58cm)
Selim Yamaha Road Plus, com trilhos de Cro-Mo
Canote de selim Alloy 30.9 x 260mm (S), 315mm (M) ou 350mm (L)
Freios Shimano Tiagra, hidráulicos, com rotores de 160mm SM-RT68 Centerlock
Motor
Ui Controle de modo de assistência, nível de intensidade de ilum inação, cronômetro, distância, conectividade Bluetooth, carregador USB, conectividade USB, display digital de funções
Motor PWSeries SE, com montagem na caixa central; Potência de 250W (Nominal), 500W (Máxima), torque máximo: 70Nm e 4 modos de assistência: Eco+, Eco, Standard e High
Bateria Yamaha 500Wh com indicação de carga e painel com auto diagnóstico; 500Wh 36v e tempo de recarga de 4 horas
Extras
Acessórios Chaves Yamaha, carregador de bateria Yamaha, iluminação de segurança por LEDs e buzina
Velocidade máxima de assistência 45km/h
Peso total 19kg
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização