25 de fevereiro de 2024
Eixão do Lazer
Foto: Andre Borges / Agência Brasília

GDF reabre Eixão do Lazer no feriado de Corpus Christi

Além do Eixo Rodoviário, a W3 Sul – avenida comercial mais antiga de Brasília –, também passará a ser fechada para o trânsito de automóveis nos domingos e feriados

O Governo do Distrito Federal (GDF) anunciou ontem o retorno do funcionamento do Eixão do Lazer, uma das principais opções de lazer para ciclistas da cidade nos fins de semana.

De acordo com decreto publicado, em edição extra, do Diário Oficial do Distrito federal (DODF), além da volta do Eixão do Lazer, a W3 Sul – avenida comercial mais antiga de Brasília – também passará a ser fechada ao domingos e feriados, entre as quadras 502 a 516, tornando-se na ocasião, exclusiva para caminhadas, corridas, bicicletas e veículos não motorizados, das 6h às 17h.

Nesta quinta-feira (11), feriado de Corpus Christi, as duas ruas já estarão fechadas. Segundo o texto do decreto, será proibida atividades recreativas e esportivas que gerem aglomerações no local. Também não será permitida a comercialização de produtos por vendedores ambulantes. A organização ficará a cargo do Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF) e ao Departamento de Estradas de Rodagens do DF (DER/DF). Já ao DF Legal, a Polícia Militar caberá a parte de fiscalização do local.

Eixão do Lazer
Foto: Gabriel Jabur / Agência Brasília

Em outubro do ano passado, foi criado um grupo de trabalho para estudar a viabilidade técnica de implantação do projeto. Para tirar a proposta do papel, vários órgãos do governo local se envolveram na ação: secretarias de Governo, de Esporte e Lazer, de Transporte e Mobilidade, de Obras e Infraestrutura; de Segurança Pública; Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), Detran-DF, Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e Administração Regional do Plano Piloto.

A medida também faz parte do cronograma da Secretaria de Esporte e Lazer para o retorno das atividades físicas na capital. A secretária responsável pela pasta Celina Leão, explica a necessidade da reabertura. “Não podemos aglomerar em lugares de atividades físicas que estão liberados, como os parques. Com mais essa opção de espaço para prática de esporte, as pessoas estarão mais seguras”, destaca.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização