17 de setembro de 2024
Covid-19

Infectologistas alertam: vírus pode ser lançado a 20 metros de distância durante pedaladas

Para infectologistas do Hospital Emílio Ribas, partículas em suspensão no ar podem atingir até 20 metros durante pedaladas, impulsionada pela velocidade da bicicleta

Um alerta para os ciclistas que insistem em pedalar em grupos nos tempos de pandemia. Segundo os infectologistas do Hospital Emílio Ribas Jamal Suleiman e Jean Gorinchteyn, partículas lançadas no ar contendo o Covid-19 podem atingir até 20 metros de distância durante as pedaladas, impulsionadas pela velocidade da bicicleta.

De acordo com os especialistas, não há garantias de proteção para quem optar por praticar exercícios físicos em grupo, mesmo se observada a regra de distanciamento social superior a dois metros.

“A doença tem transmissão por contato com gotículas de saliva e os chamados aerossóis, que são partículas mais leves que ficam suspensas no ar. Em movimento, uma pessoa consegue empurrar essas partículas em uma distância muito superior ao distanciamento mínimo para evitar a propagação do vírus.”  explica Suleiman. Para o infectologista, uma pessoa com a respiração ofegante chega a expelir partículas de saliva em até 10 metros durante o exercício, aumentando as chances de contágio pelo novo coronavírus.

Covid-19
Estudo mostra que partículas de saliva podem atingir até 10 metros durante a corrida – Foto: Reprodução: Universidade de Tecnologia de Eindhoven

Os infectologistas se baseiam no estudo aerodinâmico publicado pela Universidade Católica de Leuven, na Bélgica, e a Universidade de Tecnologia de Eindhoven, na Holanda.

Segundo as pesquisas, as distâncias mínimas para se manter em movimento são: 

  • Entre 4 a 5 metros da pessoa que está à frente durante caminhada;
  • Ao menos 10 metros de distância de quem está à sua frente durante uma corrida;
  • Acima de 20 metros em relação ao ciclista a frente da pedalada.

Os especialistas ressaltam ainda que não há garantias de proteção para quem optar por malhar em academias, agora inseridas pelo Governo Federal na lista de serviços essenciais.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização