26 de fevereiro de 2024
Park Tool Dummy Fork DF-1

Nova ferramenta Park Tool facilita a manutenção de garfos de bicicletas

Nova Park Tool Dummy Fork DF-1 substitui a espiga do garfo durante sua remoção do quadro da bike, mantendo a organização dos componentes da caixa de direção, guidão, mesa e cabeamento

A Park Tool, maior fabricante de ferramentas para bicicletas do mundo, anunciou o lançamento de uma nova leva de produtos destinados a utilização em oficinas especializadas. Entre os destaques está um novo modelo de ferramenta que facilita a organização dos componentes do cockpit da bike durante a operação de remoção do garfo ou suspensão dianteira.

Park Tool Dummy Fork DF-1
A ferramenta Park Tool Dummy Fork DF-1 substitui a espiga do garfo durante a sua remoção

Desenvolvido especialmente para o uso em ambiente de oficina profissional, a nova ferramenta Dummy Fork DF-1 toma lugar da espiga do garfo durante sua remoção, mantendo a caixa de direção, espaçadores, guidão e mesa em sua ordem original de montagem, evitando assim, erros de instalação.

Park Tool Dummy Fork DF-1
A parte inferior da DF-1 pode ser utilizada para ancorar o caliper de freio na ausência do garfo

Park Tool Dummy Fork DF-1

Praticidade – Embora muitos mecânicos façam uso – na falta de uma ferramenta específica – de chaves de fenda ou allen de grandes dimensões para manter os componentes do cockpit da bike organizados durante o processo de manutenção, a nova Dummy Fork possui uma série de vantagens sobre as soluções improvisadas. Seu diâmetro de 1-1/8″ é o mesmo utilizado pelos avanços de guidão (mesas) modernas, o que possibilita um encaixe perfeito.

Em sua parte superior, uma ‘aranha‘ possibilita o aparafusamento da tampa da caixa de direção, mantendo assim o conjunto no lugar sem riscos de quedas acidentais de componentes.

Logo abaixo de sua espiga, a ferramenta conta com uma peça conificada, que se encaixa perfeitamente na maioria dos quadros, sejam eles de espiga cilíndrica ou do tipo tapered

A parte inferior da ferramenta conta ainda com uma estrutura metálica em forma de “U”, com locais de ancoragem para freios de aro ou a disco, além de uma espátula para manter afastadas as pastilhas do caliper do freio durante a operação de manutenção.

Construída em alumínio e aço, com acabamento niquelado e em pintura eletrosática, a ferramenta Park Tool Dummy Fork DF-1 é compatível com a maioria dos tipos de bicicletas cujos quadros usem garfos de 1-1/8″, cilíndricos ou tapered e será comercializada nos Estados Unidos ao preço médio de 43,95 dólares.

De acordo com a Isapa – distribuidora oficial da marca no Brasil, ainda não há previsão de chegada ou de preços por aqui. Em breve, novas informações.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização