24 de fevereiro de 2024
Manitou Machete Comp

Manitou Machete Comp, a melhor opção em garfo de suspensão de sua categoria

Com tecnologias herdadas do modelo topo de linha da marca, garfo de suspensão da Manitou é uma das melhores opções do mercado para a prática do MTB recreacional / entusiasta

Todo ciclista que se aventura com frequência em sair do asfalto e encarar as emoções de uma trilha de mountain bike sabe da importância de poder contar com um bom garfo de suspensão em sua bicicleta. Longe de fornecer apenas conforto, um bom amortecedor – como seu nome deixa explícito – ameniza de forma eficiente e controlada as irregularidades do terreno, ajudando na dirigibilidade da bike e na segurança de seu condutor.

Manitou Machete Comp
Manitou Machete Comp

Foi pensando nisso que a Manitou, um dos maiores fabricantes de amortecedores para bikes do planeta, disponibiliza no Brasil o garfo de suspensão Machete Comp, uma opção que aglutina características normalmente só encontradas em modelos topo de linha, como crown em alumínio forjado, hastes de 32mm, espiga cônica em alumínio (tapered) mola pneumática (ar) e controle hidráulico de retorno, em um chassis leve, resistente e de fácil manutenção.

Manitou Machete Comp
Detalhe da ponte reversa, instalada na parte posterior do garfo, uma das características das suspensões Manitou

Derivada diretamente da Machete Pro, modelo topo de linha da marca para uso em XC, a Machete Comp herda boa parte da tecnologia empregada em sua ‘irmã maior’, como o sistema de ponte reversa e o controle remoto ambidestro Manitou Milo.

Manitou Machete
A calibragem do ar da Machete é realizada por meio de uma válvula situada no topo da suspensão – Foto: André Ramos / MTB Brasília

Sua câmara pneumática TS (Travel Stabilization) de alto volume e baixa pressão fornece excelentes características de dirigibilidade, independente do peso do ciclista. Já a parte hidráulica do garfo conta com o sistema Kwik Toggle uma versão simplificada do consagrado cartucho Absolute Plus, presente na versão Pro. Através dele, é possível controlar a velocidade de retorno da suspensão, amortecendo os impactos de maneira eficaz, desde as meras ‘costelas de vaca’ dos estradões de terra aos fortes impactos contra pedras e raízes das trilhas mais técnicas.

Manitou Milo
O controle remoto Manitou Milo pode ser instalado tanto no lado esquerdo quanto no direito do guidão

Manitou Machete Comp conta com 100mm de curso total e é compatível com rodas e cubos com blocagem quick-release com eixo de 9mm, normalmente utilizadas em bikes para uso recreacional / entusiasta. Distribuída pela Isapa (representante oficial da Manitou no Brasil), o garfo de suspensão é disponibilizado no Brasil apenas para bicicletas aro 29″, ao preço médio de 2.100 reais.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização