16 de abril de 2024
Merida eOne-Sixty e-MTB

Taipei Cycle Show anuncia os destaques em inovação no mercado de bikes

Maior feira de bicicletas da Ásia apresenta os produtos que deverão ditar a tendência em design e inovação para este ano

A organização da Taipei Cycle – maior feira de bicicletas da Ásia e uma das maiores do mundo – anunciou esta semana a premiação dos produtos ciclísticos que se destacaram em design e inovação.

Mesmo com o cancelamento físico da feira, em decorrência da pandemia do coronavírus, a premiação teve andamento através da exposição virtual Taipei Cycle D&I Awards Exhibition, que laureou com com o troféu Golden Award produtos de oito fabricantes que se destacaram por suas características de funcionalidade, inovação e estilo. Confira os produtos premiados: 

Freios Tektro HD-E745

Freios Tektro HD-E745
Freios Tektro HD-E745

De olho no crescente mercado de bicicletas cargueiras na Europa, a marca taiwanesa Tektro desenvolveu os freios a disco hidráulicos HD-E745, que conta com três diferenciais específicos para serem utilizados neste tipo de bike: sistema de quatro pistões por caliper, pastilhas de tamanho sobre dimensionado e um exclusivo sistema de frenagem de estacionamento.

Com suas pinças de design exclusivo, o HD-E745 abriga pastilhas de freio com nada menos que 5mm de espessura que, em conjunto com um sistema de acionamento de quatro pistões, mantém a potência de frenagem mesmo sob cargas de até 200kg.

Outra novidade interessante é o uso de uma alavanca de acionamento que funciona como freio de estacionamento, de forma estacionar a bike cargueira com toda segurança.

Pneus Continental Taraxagum

Pneu Continental Taraxagum
Pneu Continental Taraxagum

Um dos maiores fabricantes de pneus do mundo inova no ciclismo com o lançamento de um modelo para uso urbano cuja borracha utilizada como matéria-prima é extraída das raízes da erva Taraxacum officinale, conhecida popularmente como dente-de-leão.

De acordo com o fabricante, o cultivo do dente-de-leão tem potencial para se tornar uma fonte alternativa e ambientalmente amigável, ajudando a reduzir a dependência pela borracha natural tradicional. Além disso, essa planta pode ser cultivada nas regiões Norte e Oeste da Europa, o que encurta as distâncias de transporte para as fábricas da Continental no continente e reduz a emissão de CO2.

Em um primeiro momento, será produzido apenas um modelo de pneu para bike, o Continental Taraxagum, na medida 700 x 35c e voltado para utilização em bicicletas urbanas.

OutBraker Brake Power Booster

OutBraker Brake Power Booster
OutBraker Brake Power Booster

Originário da Coréia, este pequeno acessório possibilita adicionar um reservatório extra de fluido hidráulico nos freios da bike, possibilitando assim aumentar a potência de frenagem sem a necessidade de se aplicar maior força nas manetes ou de se realizar ajustes em seu mecanismo.

Com apenas 22 gramas e compatível com a grande maioria dos freios hidráulicos para bikes, o Outbraker Brake Power Booster utiliza um diminuto depósito de fluido hidráulico com um mecanismo ajustável, que permite abrir ou fechar o sistema de acordo com as necessidades do ciclista. Com o depósito ajustado em sua posição máxima, o fluido permanece em seu interior e os freios funcionam suavemente. A medida em que se fecha o depósito mediante um botão giratório, um pistão introduz mais óleo no circuito dos freios, aumentando a pressão do mesmo e, por consequência, a potência de frenagem. O sistema é ideal para ir compensando o desgaste das pastilhas de freio e para manter o mesmo tato nas manetes sem a necessidade de complicados ajustes mecânicos.

e–bike dobrável BESV PSF1

e–bike dobrável BESV PSF1
e–bike dobrável BESV PSF1

Com seu design futurista e pequenas dimensões, esta bicicleta eletricamente assistida promete ser o novo sonho de consumo dos adeptos da mobilidade urbana sustentável.

Equipada com motor de 250W instalado no cubo traseiro, a PSF1 conta com quatro modos de assistência, alarme anti-roubo pareado com smartphones, amortecedor traseiro, a e-bike da BESV pesa apenas 18kg e quando fechada, ocupa pouquíssimo espaço.

Merida eOne-Sixty e-MTB

Merida eOne-Sixty e-MTB
Merida eOne-Sixty e-MTB

Um dos maiores fabricantes de bicicletas do mundo, a taiwanesa Merida demorou mais que seus concorrentes a adentrar no mundo das MTBs eletricamente assistidas (e-MTB), mas quando o fez, foi em grande estilo. A nova linha de e-bikes da marca conta com diferenciais impressionantes, como o belíssimo design, suspensão com curso de 160mm, canote de selim retrátil e pneus aro 29 com 2.5″ de largura, entre outros. O motor utilizado é o Shimano Steps E8000, com 70Nm de torque máximo, alimentado por uma bateria removível de 504Wh.

Ficou sem bateria no meio do caminho? Sem problemas! Ao adquirir a bike, o comprador leva junto uma bateria extra, acondicionada em uma exclusiva mochila Evoc Trail e-Ride.

Giant / Liv Thrive E+ Pro

Giant / Liv Thrive E+ Pro
Giant / Liv Thrive E+ Pro

Primeira e-bike do mundo desenvolvida especialmente para as mulheres, a Liv Thrive E+ Pro diferencia-se das demais bicicletas eletricamente assistidas pelo uso do exclusivo motor Giant SyncDrive Pro, produzido pela Yamaha, que conta com um modo de assistência inteligente, que utiliza sensores especiais para aumentar ou reduzir a potência baseado em métricas como o cadência e a força aplicada nos pedais. O resultado é uma pedalada fluida, que otimiza a performance e a autonomia.

Wahoo Kickr Bike

Wahoo Kickr Bike
Wahoo Kickr Bike

Uma bicicleta ergométrica que combina a sensação de pedalada em rolos de treino com inovações atualizadas, como simulação integrada de nível em aclives e declives, freios que permitem aos ciclistas controlar sua velocidade da mesma forma que fariam na estrada.

Sua transmissão é facilmente configurada para replicar até sete modos diferentes de troca de marchas, emulando grupos de bicicletas das marcas Shimano, SRAM e Campagnolo.

Com a Kickr Bike, é possível ainda personalizar as rodas dianteiras de forma de forma emular o comportamento de uma bike de estrada comum, graças a algoritmos próprios que proporcionam uma sensação de troca de marchas mudança genuína. 

Como em todos os produtos ‘smart’ da marca, é possível realizar as configurações diretamente no aplicativo da Wahoo. Instruções passo a passo, imagens e vídeo guiam os usuários através de uma configuração que normalmente leva menos poucos minutos.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização