24 de fevereiro de 2024
Fox 38

Fox 38, o novo garfo de suspensão para bicicletas de MTB Enduro

Nova suspensão da marca estadunidense conta com uma série de inovações, como equalizador de pressão interna, eixo passante flutuante e chassis redesenhado

Referência mundial em amortecedores para bicicletas, a Fox anunciou o lançamento de um novo garfo de suspensão desenvolvido para utilização em MTB Enduro.

Fox 38 Performance Elite
Fox 38 Performance Elite

Como seu nome deixa explícito, o novo garfo Fox 38 conta com hastes de 38mm de diâmetro, sobredimensionadas para suportar todas as exigências da prática do Enduro com o máximo desempenho.

Disponível para bicicletas com rodas aro 29″ e 27.5 polegadas e com opções de curso de 160 a 180mm, o novo garfo de suspensão conta com uma série de inovações como suporte flutuante do eixo da roda, sistema de equalização de pressão e um novo sistema de lubrificação das canelas, entre outras.

Fox 38
A ponta da Fox 38 conta com um novo desenho, mais robusta e mais projetada para a parte frontal do garfo

Reforço estrutural – Para aguentar os ‘maus tratos’ do Mountain Bike Enduro, a nova Fox 38 conta com canelas reforçadas, unidas por uma robusta ponte, cujo desenho rebaixado se projeta para a frente do garfo, de forma obter uma maior distância do tubo da caixa de direção da bicicleta, mesmo quando comprimido ao máximo.

Fox 38
O tubo da espiga recebeu um reforço estrutural, através de um desenho ovalizado em sua parte interna, que aumenta a rigidez

O tubo da espiga também recebeu um reforço estrutural, através de um desenho ovalizado em sua parte interna, que garante, segundo o fabricante, 31% a mais de rigidez lateral e maior rigidez frontal (17%) frontal, além de ser 38% mais resistente à torção que o modelo Fox 36.

Menor fricção e atrito – Outra inovação interessante é a utilização de um sistema flutuante do eixo da roda, que fica fixado ao dropout do garfo através de uma bucha móvel, o que reduz a fricção e o atrito, permitindo uma rolagem mais suave.

Fox 38
A nova Fox 38 conta com sistema flutuante do eixo da roda

Sensibilidade aumentada – Todas as vezes que um garfo é acionado, ocorre um aumento da pressão do ar no interior das canelas, o que reduz a sensibilidade do amortecedor nas pequenas irregularidades do terreno, além de não raras vezes, impedir que a suspensão trabalhe a todo curso. Para evitar isso, a nova Fox 38 conta com um pequeno botão de purga na parte traseira de cada canela, que ao ser acionado, libera a pressão interna em seu interior, nivelando-a com a externa, devolvendo ao garfo de suspensão sua capacidade total de leitura.

Fox 38
A Fox 38 conta com botões de alívio da pressão interna em cada uma das canelas

Lubrificação aprimorada – Para melhorar sua capacidade de lubrificação interna, a nova Fox 38 conta com novos canais entre as buchas e as canelas, que facilitam a passagem do óleo para a parte superior do garfo durante a compressão.

Ajustabilidade máxima – Em seu interior, a nova Fox 38 conta com o já conhecido cartucho hidráulico GRIP2, que em sua versão 2021 conta com um novo ajuste com oito opções de compressão e retorno de alta velocidade que, em conjunto com a válvula patentada VVC (Variable Valve Control), acrescenta a possibilidade de até 16 níveis de ajuste de compressão e retorno de baixa velocidade.

Fox 38
A Fox 38 conta com diversas opções de ajuste de compressão e retorno

Versões

O novo garfo de suspensão Fox 38 chega ao mercado mundial em três verões distintas. O modelo topo de linha Fox 38 Factory, com hastes com com revestimento Kashima em suas hastes, cartucho GRIP2 e opções para rodas 27.5″ e 29″, com 160, 170 e 180mm de curso total. Serão disponibilizadas três opções de cores: Laranja, preta e a edição limitada ‘Pistacchio’.

Fox 38 Factory
Fox 38 Factory

Logo abaixo vem o modelo Performance Elite, com revestimento negro anodizado das hastes, cartucho GRIP2 e versões para aros 27.5″ e 29″ com 170mm de curso.

Já o modelo de entrada é o Fox 38 Performance, revestimento negro anodizado, cartucho GRIP e opções para bikes aro 27.5″ e 29″, com 170mm de curso total.

Até o presente momento, não há previsão de chegada dos novos garfos no Brasil. Em breve, mais informações.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização