8 de setembro de 2024
Absa Cape Epic

Organização da Absa Cape Epic anuncia cancelamento da prova devido ao Coronavírus

Maior prova de ultramaratona de mountain bike do mundo que teria sua estreia neste domingo tem sua edição 2020 cancelada após desistência das principais equipes participantes devido ao risco da doença

A organização da Absa Cape Epic – maior prova de ultramaratona de MTB do mundo – anunciou esta tarde o cancelamento de sua edição 2020, devido aos riscos de contágio pelo coronavírus Covid-19, que tornou-se endêmico de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). 

“Devido às preocupações pela saúde e segurança dos atletas e outras partes interessadas, a organização da Absa Cape Epic deliberou por seguir as recomendações do governo da Cidade do Cabo para cancelar a edição 2020 da prova devido a pandemia do coronavírus (Covid-19)”, disse o comunicado oficial emitido na tarde desta sexta-feira (13).

Desistências – Com o risco cada vez maior de uma pandemia, várias equipes de MTB anunciaram nas duas últimas semanas que não participariam da prova por questões de segurança, como a Specialized Racing Team das duplas Annika Langvad / Jenny Rissveds, Jaroslav Kulhavý / Howard Grotts, Christoph Sauser / Wessel Botha e Florian Vogel / Tom Pidcock; que cancelou a participação na noite de ontem. 

O surgimento do primeiro caso confirmado do coronavírus em território sul-africano acabou por levar outras equipes a tomarem o mesmo caminho, ainda que o país seja um dos menos afetados pela pandemia.

Além da Specialized, outras equipes optaram por não participarem das provas como a Ghost Factory Racing, da dupla formada pela holandesa Anne Terpstra e a húngara Barbara Benko. No início da semana, outras equipes de peso que haviam desistido da prova foram a Trek /Pirelli, a Orbea, a Wilier 7C e a  MMR.

Durante o comunicado da organização, o fundador da prova, o sul-africano Kevin Vermaak, disse sentir-se desapontado com a decisão, mas reconhece que a segurança e a saúde dos participantes devem estar sempre em primeiro lugar: Tomamos a decisão [do cancelamento] com grande pesar, mas a segurança do envolvidos deve ser primordial. Peço desculpas a todos os afetados, que serão contactados diretamente para esclarecimentos em relação aos passos a seguir com o cancelamento da prova”, disse.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização