22 de fevereiro de 2024
Canote Abcolute
Canote Abcolute

Tendências 2020: O que estará em alta no ciclismo este ano?

Especialista em produtos analisa o que já está em voga e indica soluções para o público brasileiro

Mais um ano se inicia e, com ele, chegam as novidades no mercado de bicicletas. Seja você um novato no pedal ou um ciclista e aficionado de longa data, é bom estar ligado no que está em alta e será tendência por aqui no mundo das bikes.

É fato que o interesse em pedalar tem aumentado ano a ano aqui no Brasil. Com cada vez mais bikes sendo pedaladas, seja nas trilhas, estradas, competições profissionais ou amadoras, e nas ruas, vem também aumentando a busca por informações e conhecimento por parte dos ciclistas. Veja o que será tendência por aqui – e já é uma realidade fora do Brasil.

Bicicleta com canote retrátil

Até pouco tempo atrás um componente utilizado nas modalidades mais agressivas, o canote retrátil vem se popularizando no MTB e hoje já pode ser considerado uma tendência para quem busca se divertir e melhorar sua técnica.

Canote Abcolute
Canote Abcolute

Por ter um sistema de ajuste gradual, utilizar o canote retrátil facilita o movimento corporal, elevando a mobilidade e oferecendo mais segurança nas descidas mais técnicas de uma trilha ou competição, por exemplo. Com ele, o ciclista pode se adaptar a diversas situações de pedalada, de acordo com a necessidade, e ainda ajuda no controle e estabilidade do seu corpo.

“O canote retrátil já era uma realidade, mas se tratava de um componente muito caro, então, pouco acessível, pois isso era uma barreira para cair no gosto dos brasileiros. Por isso, a Absolute trouxe ao mercado nacional um modelo de baixo custo, mas que não abre mão da qualidade e tecnologias necessárias, para popularizar e democratizar o seu uso”, avalia o analista de produtos da Isapa, Gilberto Alves.

Canote Abcolute
Canote Abcolute

Um bom exemplo disponível no mercado brasileiro é o canote retrátil da Absolute. Com um sistema de acionamento hidráulico, através de uma alavanca abaixo do selim, ele permite um amplo ajuste, podendo ser fixado em qualquer ponto dos seus 100mm de curso.

Capacete de MTB para diversas situações

Os capacetes projetados para o mountain bike também foram se popularizando ao longo do tempo, principalmente pela versatilidade que eles trazem, junto com uma alta capacidade de respiração e altíssima segurança.

E é por esse motivo que eles estão sendo amplamente procurados e serão, também, uma tendência no ciclismo este ano.

“Os capacetes de MTB possuem um nível maior de proteção na nuca, geralmente vem com viseira e contam com um design mais agressivo e atraente. Eles são indicados aos ciclistas que buscam maiores desafios e diversão nas trilhas ou em praticamente qualquer lugar”, explica Gilberto.

Capacete Giro Fixture
Capacete Giro Fixture

Nesse sentido, a norte-americana Giro, comercializada no Brasil pela Isapa, tem duas ótimas opções de proteção à cabeça dos ciclistas:

Capacete Giro Fixture: traz um design compacto que vai permitir ao ciclista adulto de MTB encarar qualquer parada, especialmente as trilhas mais pesadas e cheias de terra. Pesando apenas 267 gramas, conta com 18 saídas de ventilação e possui viseira removível para proteger contra o sol, chuva e vento.

Esse modelo conta com a tecnologia In-Mold, com casquilho Hardbody em policarbonato e sistema de ajuste Roc Loc Sport, que permite uma regulagem precisa e resulta num capacete confortável, com múltipla proteção, perfeito para quem curte uma pedalada mais agressiva e radical.

Capacete Giro Tremor
Capacete Giro Tremor

Capacete Giro Tremor: indicado aos jovens ciclistas, tanto meninos quanto meninas, esse modelo possui com 18 saídas de ventilação. Feito em policarbonato, com construção In-Mold, é ultra resistente e oferece proteção de alto nível, graças ao design envolvente do casco, todo inspirado nos modelos adultos. Para promover ainda mais conforto, tem um enchimento interior que absorve muito bem a transpiração, e possui também um sistema de ajuste perfeito, o Roc Loc Sport.

Lubrificantes específicos e próprios para bicicleta

Os ciclistas estão mais conscientes e começaram a enxergar a necessidade de manter seu equipamento bem cuidado. E esse cuidado está diretamente ligado ao uso de produtos específicos para bicicletas, como itens de limpeza e lubrificantes. Eles são capazes de conservar a vida útil das peças e componentes, como a corrente e transmissão como um todo.

Finish Line
Lubrificantes Finish Line

“Produtos como lubrificantes estão cada vez mais eficientes e possuem uma composição que não agride a bicicleta ou seus componentes. Essa é uma das principais dicas que podemos dar aos ciclistas, uma vez que existem no mercado ótimas opções para diversas situações, como os lubrificantes da tradicional Finish Line”, comenta Gilberto.

A marca citada é líder mundial em solução de lubrificantes e cuidados para bicicletas, reconhecida por desenvolver soluções inovadoras que melhoram a qualidade da pedalada – seja em lubrificação, limpeza ou fluidez dos componentes.

Finish Line

Falando apenas de lubrificantes, a Finish Line oferece uma vasta variedade, cada um deles é específico para um estilo de pilotagem, para o tipo de bicicleta e também por conta das preferências de cada ciclista. Através da Isapa, estão disponíveis no mercado as opções de lubrificantes secos; úmidos; de cera; cerâmico à base de cera e cerâmico úmido.

Sempre de olho no que está acontecendo na Europa e Estados Unidos, a equipe de produtos da Isapa vai continuar investindo em pesquisa para trazer ao mercado brasileiro as principais tendências que vem sendo utilizadas lá fora.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização