4 de março de 2024
Silca
Foto: Divulgação / Silca

Silca apresenta calculadora online de pressão para pneus de bicicleta

Ferramenta virtual utiliza parâmetros como peso do ciclista e equipamento e tipo de pneu, tipo de terreno para sugerir a melhor pressão de trabalho para os pneus de sua bike

Determinar qual a pressão de ar correta a ser utilizada nos pneus de nossas bicicletas nem sempre é tarefa fácil. Fatores como tipo e dimensões do pneu, peso do ciclista, tipo de terreno e condições climáticas podem fazer toda a diferença entre o topo do pódio e uma frustrante baixa performance. 

Foi para facilitar a vida dos ciclistas que a Silca, marca italiana pioneira na fabricação de bombas de ar para bikes, está disponibilizando a ferramenta virtual Pro Pressure Calculator, uma calculadora online que, de posse de informações relevantes, sugere qual a melhor pressão de trabalho para os pneus de nossas bikes, seja ela de estrada, gravel ou mountain bike.

Silca
Foto: Divulgação / Silca

Para utilizar a ferramenta, basta efetuar um cadastro gratuito no site da Silca e em seguida, responder as perguntas de um pequeno formulário, que com base nas informações abaixo irá determinar a pressão a ser utilizada (em PSI ou em BAR):

  • Peso total do ciclista, equipamento (capacete, roupas, mochila etc.) e da bike;
  • Largura do pneu, em milímetros;
  • Tipo de terreno (asfalto, estrada de terra etc.);
  • Distribuição do peso entre as rodas da bicicleta (50/50 em bikes de triatlon/TT; 48/52 em bikes de estrada; 47/53 em gravel e 46,5/53,5 em MTB).

Para acessar a calculadora, clique aqui.

Sobre a Silca

Fundada em 1917 por Felice Sacchi em Milão, Itália, a Silca foi responsável por uma série de inovações tecnológicas no mundo do ciclismo. Pioneira na fabricação de bombas de ar para bikes, a marca foi a primeira no mundo a disponibilizar modelos de alta pressão para pneus de estrada, incluindo modelos com manômetro incorporado, uma novidade na época.

A marca ítalo-americana também foi a primeira a utilizar o plástico na construção de seus produtos, logo após a Segunda Guerra Mundial (curiosamente, a marca atualmente tem se destacado no mercado por abolir aos poucos o material, em detrimento a alternativas ambientalmente correta, como a madeira).

A companhia, que pertencia a família do fundador até 2013, foi adquirida pelo empresário norte-americano Joshua Poertner, ex-diretor técnico do fabricante de rodas para bicicletas Zipp. Atualmente, tanto o seu escritório central quanto as fábricas estão situadas em Indiana, capital do estado de Indianapolis, nos Estados Unidos.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização