4 de março de 2024
I Workshop de Mecânica Emergencial de Bicicletas
Foto: André Ramos / MTB Brasília

Workshop de mecânica ensina a realização de reparos emergenciais em bicicletas

Realizado em parceria com a BSB Tri Bike e com o apoio da Session Brasil, IceToolz e Kenda, curso capacitou ciclistas a substituir e remendar câmaras de ar, regular marchas e consertar correntes de transmissão

Foi realizado na noite desta quarta-feira em Brasília o I Workshop de Mecânica Emergencial de Bicicletas, iniciativa inédita na cidade, que abordou técnicas de reparos emergenciais dos principais problemas enfrentados por ciclistas em suas pedaladas. 

Idealizado pelo MTB Brasília em parceria com a BSB Tri Bike, com o apoio das marcas Session Brasil, IceToolz e Kenda, o curso – que em sua aula inaugural foi dedicado às mulheres ciclistas – foi dividido em dois módulos, um teórico e um prático, de forma esclarecer as principais dúvidas dos ciclistas sobre a manutenção e conservação da bicicleta, além da correta utilização de ferramentas em reparos emergenciais.

I Workshop de Mecânica Emergencial de Bicicletas
Foto: Harysson Filho / BSB Tribike

Em seu módulo teórico, conduzido por André Ramos – editor do site MTB Brasília –, o workshop ressaltou a importância da manutenção preventiva da bicicleta e seus componentes, além de esclarecer dúvidas sobre conservação e lubrificação, explicando de forma didática o funcionamento e vida útil dos componentes da bicicleta (transmissão, suspensão e freios), a importância da manutenção preventiva e os fatores que podem reduzir a vida útil dos componentes (chuva, maresia, exposição às intempéries).

I Workshop de Mecânica Emergencial de Bicicletas
Foto: André Ramos / MTB Brasília

Já no módulo prático, coordenado por André e por Harysson Gomes, proprietário da BSB Tri Bike, as alunas colocaram a mão na massa para aprender a realizar uma regulagem básica de transmissão, além de utilizar ferramentas de reparo como espátulas e kits de remendo para pneus, chave de corrente e lubrificantes, sempre monitoradas pelos mecânicos da loja.

I Workshop de Mecânica Emergencial de Bicicletas
Foto: Rosana Baioco

Ao final do curso, as participantes foram presenteadas com lubrificantes S-Wax, espátulas para pneus IceToolz e câmaras de ar da marca Kenda.

Receptividade – Para as alunas que participaram da primeira edição do workshop, o evento proporcionou a oportunidade de resolverem, elas mesmas, problemas mecânicos que até então dependiam de terceiros para sua resolução.

“Gostei muito do workshop, tanto pelo ambiente confortável e bem organizado onde ele foi ministrado, como pela didática do mesmo, mostrando as peças na bicicleta e seu funcionamento. A parte prática foi muito divertida e interessante, pois estávamos em uma oficina com peças e ferramentas de verdade para praticar. Não apenas esclareceu minhas as dúvidas, como fiquei motivada a participar de mais cursos para aprofundar alguns conhecimentos práticos”, disse Rosana Baioco, ciclista que usa sua bike no dia a dia para locomover-se ao trabalho.

“O que eu mais gostei foi da parte prática. É uma sensação muito boa conseguir fazer um remendo, abrir e remendar uma corrente, aprender algumas manhas ao retirar e recolocar uma roda”, completa.

I Workshop de Mecânica Emergencial de Bicicletas
Foto: Robson Vasconcelos / BSB Tribike

Novas turmas – Devido ao sucesso da iniciativa, os organizadores já estão organizando novas edições do curso, desta vez com turmas mistas.

“Devido ao feedback positivo que tivemos, estamos animados para realizar o quanto antes novas edições do workshop. Até o próximo mês deveremos abrir mais uma turma, já que a procura pelo curso está sendo muito maior do que o esperado”, disse Harysson.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização