30 de abril de 2024
SIS GO Isotonic Energy
Foto: André Ramos / MTB Brasília

Gel SIS GO Isotonic Energy

Disponível em diversos sabores, produto diferencia-se por sua formulação exclusiva, que lhe permite ser consumido sem água, facilitando a digestão e minimizando a sensação de inchaço

Desde agosto deste ano, bike shops de todo o Brasil passam a oferecer um novo tipo de gel isotônico da marca britânica Sciense in Sports (SIS), marca líder mundial em nutrição esportiva para endurance.

Disponível em diversos sabores, o gel SIS GO Isotonic Energy diferencia-se por sua formulação isotônica exclusiva, que lhe permite ser consumido sem a necessidade de água, facilitando a digestão durante a atividade física e minimizando o risco da sensação de inchaço.

SIS GO Isotonic Energy

Função isotônica – Basicamente falando, um isotônico é composto por água, sais minerais e carboidratos (6 a 8 por cento), cuja função é para repor os líquidos e sais minerais perdidos pelo suor durante a transpiração nos exercícios, evitando problemas como câimbras e desidratação.

No caso do SIS GO Isotonic Energy, a recomendação de uso pelo fabricante é de até três sachês por hora durante o exercício. O gel da SIS é basicamente composto por maltodextrina, água e cloreto de sódio (sal comum), em uma base gelatinosa de goma xantana e gelatina, devidamente saborizada e aromatizada, de forma tornar-se palatável.

De acordo com o fabricante, o GO Isotonic Energy não contém ingredientes de origem animal, lactose, glúten, castanhas e nozes ou soja.

Do ponto de vista nutricional, cada sachê de 60ml contém:

Valores Sachê de 60ml
Valor energético 367kj/86kcal
Proteínas 0.0g
Carboidratos* 22g
*proveniente de açúcares 0.6g
Gorduras 0.0g
Gorduras saturadas 0.0g
Fibras 0.1g
Sais 0.01g
Cafeína 0 gramas / 75mg / 150mg*

*De acordo com a versão

SIS GO Isotonic Energy

No Brasil, a SIS disponibiliza o GO Isotonic Energy nos sabores Baunilha, Laranja, Tropical, Lima-Limão, Pink Grapefruit, Frutas Vermelhas (75mg de cafeína), Citrus (75mg de cafeína) e Duplo Espresso (150mg de cafeína).

Impressões

Praticidade de uso – Embora um pouco maior do que os demais géis de outras marcas disponíveis no mercado, a embalagem do GO Isotonic Energy é prática, fácil de abrir, mesmo em movimento e resistente o suficiente para impedir rasgos acidentais. Para mountain bikers, sugiro que os mesmos fiquem guardados no compartimento de água da mochila de hidratação, mantendo-os assim em uma temperatura agradável até o momento do uso.

SIS GO Isotonic Energy

Palatabilidade – Ao contrário da maioria dos géis esportivos disponíveis no mercado, que exigem seu consumo acompanhado de água, o GO Isotonic Energy possui uma consistência mais gelatinosa, de fácil digestão e que não gruda na boca. Essa característica, aliada a um sabor levemente adocicado faz com que o gel da SIS não seja enjoativo nem deixe gosto persistente na boca após o consumo, com exceção das versões com cafeína, que deixaram um retrogosto amargo em minha boca que só desapareceu após a ingestão de uma boa quantidade de água.

Saciedade – Embora não seja sua função primária, o uso do gel GO Isotonic Energy possibilita enganar a fome durante treinos de longa duração. Em uma pedalada com cerca de 3 horas e meia de duração e intensidade média/alta, utilizei dois géis no decorrer do percurso, o suficiente para manter-me sem fome.

Reposição de sais e água – Apesar da propaganda apregoada pelo fabricante que declara que a formulação do GO Isotonic Energy resulta em um produto verdadeiramente isotônico – dispensando a necessidade de água –, é necessário esclarecer o ponto. De fato, embora o gel da SIS dispense a ingestão conjunta da água no momento de seu consumo, ele não é um substituto da hidratação, fornecendo apenas a reposição dos sais perdidos durante a prática dos exercícios físicos.

Cafeína – Além dos sabores convencionais, o gel GO Isotonic Energy conta com versões contendo cafeína, que pode ajudar a dar um gás extra quando bate o cansaço, pelo menos em tese. No meu caso – sou um consumidor voraz de café –, não senti praticamente nenhuma alteração perceptível, embora atletas amigos meus tenham registrado um aumento na frequência cardíaca e até mesmo uma ansiedade fora do comum.

Pessoalmente, minha queixa foi para o sabor: as versões do gel com cafeína deixaram um retrogosto amargo na boca, que demorou um tempo para desaparecer, mesmo após a ingestão e gargarejos com água.

Já para quem não possui muita resistência à cafeína, recomendo testar o produto em doses progressivas antes de se aventurar em um pedal mais sério e de alta intensidade.

Nos sabores Frutas Vermelhas e Citrus, a quantidade de cafeína adicionada ao gel é de 75mg, equivalente a uma xícara grande de café. Já no sabor Duplo Espresso, a quantidade chega a dobrar, com 150mg de cafeína.

Conclusão

Se comparado a produtos similares disponíveis no mercado, o gel da SIS conta com a vantagem de possuir um sabor manos intrusivo, além de dispensar a necessidade de empurrar o produto goela abaixo com água, repondo rapidamente os sais perdidos durante a transpiração.

Nunca é demais salientar que o gel isotônico da SIS não substitui inteiramente a água, que deve continuar a ser consumida na quantidade de praxe para seus exercícios.

Preço e disponibilidade – Comercializado ao preço médio de 15 reais, o SIS GO Isotonic Energy está na média de preços de produtos com as mesmas características e pode ser facilmente encontrado em bike shops e lojas de suplementos esportivos de todo o país. 

Gel SIS GO Isotonic Energy

Opções de sabor
Preço

Muito Bom

Disponível em diversos sabores, produto diferencia-se por sua formulação exclusiva, que lhe permite ser consumido sem água, facilitando a digestão e minimizando a sensação de inchaço

Pontos positivos

  • Grande variedade de sabores;
  • Sensação de saciedade;
  • Dispensa a ingestão de água durante seu consumo.

Pontos negativos

  • Não dispensa o consumo de água como fonte de hidratação;
  • Retrogosto amargo nas versões com cafeína

Sobre o autor

André Ramos é editor do website MTB Brasília

Agradecimentos: BSB Tribike

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização