30 de abril de 2024
Ferramenta S-Tres para movimentos centrais Praxis M30
Ferramenta S-Tres para movimentos centrais Praxis M30 - Foto: André Ramos / MTB Brasília

Ferramenta S-Tres para centrais Praxis M30

Nova ferramenta profissional possibilita a manutenção dos movimentos centrais Praxis BB30 e PF30, que equipam vários modelos de bicicletas de estrada da marca Specialized

Em um universo de padrões e medidas tão amplo, encontrar a ferramenta correta para a manutenção de peças e componentes de bicicleta muitas vezes é uma tarefa difícil e onerosa. Um bom exemplo ocorre com os movimentos centrais Praxis M30, que equipam vários modelos de bikes de estrada, gravel e triatlon da marca Specialized das linhas 2017 a 2020.

Disponíveis nos padrões BB30 e PF30, este modelo de caixa de direção exige uma ferramenta específica, cara e até pouco tempo difícil de ser adquirida no Brasil, pelo menos até agora, quando a Session Brasil passou a disponibilizá-la.

Ferramenta S-Tres para movimentos centrais Praxis M30
Foto: André Ramos / MTB Brasília

Confeccionada em liga de alumínio anodizado na cor verde, o novo jogo de ferramentas S-Tres é usinado em CNC, o que lhe garante uma precisão maior que nos modelos feitos em metal forjado, proporcionando um encaixe perfeito no movimento central, o que evita danos em seu acabamento.

Ferramenta S-Tres para movimentos centrais Praxis M30
Foto: André Ramos / MTB Brasília

Ao contrário de modelos similares que utilizam uma ferramenta única, a solução adotada pela Session consiste em um jogo com duas ferramentas tipo soquete, onde é possível dar o aperto no copo do movimento central pelo lado da transmissão, enquanto se trava o movimento pelo lado esquerdo da bike, com o auxílio de duas chaves tipo catraca com interface de 1/2″.

Ferramenta S-Tres para movimentos centrais Praxis M30

Facilidade de uso
Design e acabamento
Precisão no encaixe
Custo x benefício

Excelente

Excelente opção aos caros e nem sempre disponíveis similares importados

Especificações técnicas

Material Liga de alumínio 6061 anodizado na cor verde
Peso 92 gramas (o par)
Interface 1/2″
Compatibilidade Movimentos centrais Praxis M30 (BB30 e PF30)

Conclusão – Se comparada com outras ferramentas similares – incluindo o modelo original da Praxis –, a ferramenta da Session Brasil conta com dois diferenciais importantes: a profundidade do copo, que permite um encaixe preciso, sem risco da ferramenta escorregar, danificando o acabamento do movimento central; e a interface de 1/2″, que possibilita o uso de chaves catraca com maior alavanca, o que reduz o esforço do aperto.

Mais uma vez a Session Brasil dá mostras de que desenvolver componentes e acessórios de qualidade com preço competitivo é o seu forte.  

Pontos positivos

  • Encaixe perfeito evita danos ao acabamento da peça;
  • Acabamento;
  • Preço inferior ao modelo importado.

Pontos negativos

  • Nenhum

Sobre o autor

André Ramos é editor do website MTB Brasília

Agradecimentos: BSB Tribike

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização