26 de fevereiro de 2024
Manta5 Hydrofoiler XE-1

Manta5 Hydrofoiler XE-1, a incrível e-bike aquática

Equipada com motor de assistência com 460 watts e sistema de hidrofólios, equipamento utiliza a força das pedaladas para flutuar sobre a linha d’água 

Uma empresa neo-zelandesa está prestes a lançar comercialmente um novo veículo híbrido de e-bike e aerobarco, destinado à prática esportiva ou recreacional em rios, lagos e enseadas.

Manta5 Hydrofoiler XE-1

De linhas elegantes e design futurista, a Manta5 Hydrofoiler XE-1 é basicamente uma bicicleta eletricamente assistida, que utiliza hélice propulsora e hidrofólios para se locomover acima da linha d’água quando os pedais são acionados.

Construído sobre um chassis de liga de alumínio 6061-T6, a Manta5 Hydrofoiler XE-1 conta com três conjuntos de hidrofólios feitos de alumínio e fibra de carbono, que elevam a e-bike aquática acima da linha d’água de forma gradual, de acordo com a velocidade da pedalada.

Manta5 Hydrofoiler XE-1

Devido a essa característica, embora a e-bike possa navegar por cursos de água com menos de 90cm de profundidade, para iniciar a pedalada, é necessária uma profundidade mínima de 2 metros.

Manta5 Hydrofoiler XE-1

Tanto a estrutura dos hidrofólios quanto o canote do selim podem ser facilmente desmontados, possibilitando o transporte do XE-1 no interior de veículos até o local da pedalada.

Manta5 Hydrofoiler XE-1

Para atingir fácil rapidamente sua velocidade de cruzeiro, a Manta5 Hydrofoiler XE-1 conta com um potente motor de 460 watts, alimentado por uma bateria com autonomia para até 60 minutos de uso no modo de assistência máxima. Tanto a bateria quanto o motor são protegidos da água por um compartimento estanque no padrão IP68 situado no interior do quadro.

Um painel de controle localizado no guidão fornece informações sobre a autonomia da bateria, além de proporcionar a seleção de um dos três níveis de assistência.

Manta5 Hydrofoiler XE-1

Como funciona – Como qualquer veículo aquático que utilize hidrofólios, o XE-1 permanece semi-submerso quando está parado. Ao ser pedalado, sua hélice proporciona a impulsão para a frente, forçando assim o fluxo de água através dos hidrofólios, fazendo com que a e-bike flutue com um mínimo de arrasto, se comparado a embarcações comuns.

Manta5 Hydrofoiler XE-1

Fácil de operar e estável, a embarcação é segura o suficiente para ser utilizada em rios, lagos, lagoas e até mesmo em enseadas marítimas, transpondo com facilidade ondas e correntes moderadas.

De acordo com o fabricante, a e-bike aquática pode atingir a velocidade máxima de 20km/h, com a velocidade de cruzeiro (capaz de elevar o XE-1 da linha d’água) de 11km/h.

Manta5 Hydrofoiler XE-1

Preço e disponibilidade – De acordo com o fabricante, os primeiros exemplares do Manta5 Hydrofoiler XE-1 deverão ser entregue em maio de 2020, ao preço unitário de 7.490 dólares.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização