28 de fevereiro de 2024
Shimano Micro Spline

Shimano flexibiliza licença de uso dos novos freehubs de 12 velocidades

Medida deverá aumentar a oferta de rodas e cubos de outras marcas, compatíveis com a tecnologia Shimano Micro Spline, até então restrita a poucos fabricantes

A Shimano anunciou que irá flexibilizar a licença de uso da tecnologia de freehubs Micro Spline, desenvolvida para utilização em cassetes de 12 velocidades da marca japonesa.

Criado em 2018 para possibilitar a instalação de cassetes de 12 velocidades do grupo topo de linha da marca, o XTR, o padrão Micro Spline possui um padrão de ranhuras diferenciado que distribui melhor as forças aplicadas durante a pedalada, possibilitando o desenvolvimento e fabricação de freehubs mais leves e compatíveis com pinhões de 10 dentes.

Shimano Micro Spline
Freehub DT Swiss com tecnologia Micro Spline

Até o presente momento, pouquíssimas marcas possuem a licença de uso para a fabricação de freehubs no padrão Micro Spline, como a DT Swiss, a Industry Nine, a Fulcrum e a Mavic.

Com a flexibilização, espera-se uma maior oferta de cubos e rodas de outras marcas, compatíveis com os novos grupos transmissores SLX M7100 e XT M8100 de 12 velocidades, lançados neste ano, além do XTR M9100.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização