2 de março de 2024
Henrique Avancini
Foto: Divulgação / Cannondale MTB Festival

Henrique Avancini é campeão brasileiro de Mountain Bike XCM

Ciclista garante segundo ouro no fim de semana após faturar o título brasileiro de XCO pela 14ª vez. No Feminino, Letícia Cândido garante a primeira colocação

O ciclista Henrique Avancini voltou ao Brasil para competir sob grande pressão e não decepcionou. Neste domingo (21), no Cannondale MTB Festival, em Mairiporã, o atleta da Cannondale Factory Racing faturou pela primeira vez na carreira o título brasileiro de cross-country maratona (XCM). No sábado, ele garantiu o título brasileiro de cross-country olímpico (XCO) pela 14ª vez na carreira.

“Ganhar dois títulos nacionais no fim de semana é muito especial para mim. Fico feliz em ver o nível que o ciclismo nacional está alcançando e isso estimula todo mundo. Estamos em um patamar bastante alto se comparado ao nível mundial. Hoje estava bastante cansado, mas foi para isso que vim disputar o Campeonato Brasileiro: para trazer alegria para essa galera e me divertir também”, afirmou o ciclista de Petrópolis (RJ).

Na segunda colocação da prova deste domingo ficou Bruno Lemes, e em terceiro Sherman Trezza, da equipe Cannondale Brasil Racing – que também foi terceiro no sábado, no cross country olímpico (XCO). Em quinto lugar ficou Edson Rezende, da Caloi Avancini Team, equipe formada por Henrique Avancini para preparar a próxima geração do ciclismo brasileiro. No sábado, Edson foi campeão brasileiro Sub-23.

Henrique Avancini
Foto: Divulgação / Cannondale MTB Festival

Atual campeão mundial da maratona (XCM) e segundo colocado na Copa do Mundo de XCO 2019, Avancini agora vai representar o Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru. Na sequência, o desafio será a 5ª etapa da Copa do Mundo, entre 2 e 4 de agosto, em Val di Sole, na Itália.

Elite Feminina – A mineira Letícia Cândido confirmou neste sábado que vive o melhor momento de sua carreira. Assim como no masculino, Letícia terá o direito de utilizar pelos próximos 12 meses a camisa de campeã nacional em ambas as modalidades, XCO e XCM. Na maratona, ela superou as ciclistas Viviane Favery, Raiza Goulão, Tania Clair e Marcella Toldi, que completaram o pódio, para confirmar o título inédito em sua carreira.

“Para mim foi incrível. Venho em um ritmo de treinamento em que o meu treinador tem me feito sofrer muito. Isso é muito bom, porque quando chegou no quilômetro 40 mais ou menos, comecei a sofrer muito, mas com as mesmas sensações que estou acostumada nos treinos. Aí vi que fazia sentido todo esse trabalho. Sofri bastante porque tinha muita subida longa, subidas inclinadas e no final muitos tops, quase intermináveis, e acredito muito que tudo valeu a pena”, destacou Letícia.

“É uma prova de que temos que acreditar no processo de treinamento, fazer o que tem que ser feito no dia a dia, é isso que faz a gente ter uma boa performance nas provas. Larguei super tranquila e a fim de me divertir, e deu tudo certo. Ser campeã nos dois dias era um objetivo pessoal, em um trabalho que começou junto com toda a minha equipe. Agora é hora de comemorar os títulos, curtir esse resultado e acho que mereço um descanso pra terminar o resto da temporada”, completou a campeã.

Resultados

Elite Masculina

  1. Henrique Avancini – 3h02min46
  2. Bruno Lemes -3h05min08
  3. Sherman Trezza – 3h11min59
  4. Gilberto Gois – 3h12min14
  5. Edson Rezende – 3h16min08

Elite Feminina

  1. Letícia Cândido – 3h58min57
  2. Viviane Favery – 4h01min29
  3. Raiza Goulão – 4h04min29
  4. Tania Clair – 4h04min34
  5. Marcella Toldi – 4h04min51

Cannondale MTB Festival – o evento disputado de sexta a domingo em Mairiporã (SP), em um espaço com 1.300.000 m², definiu os campeões brasileiros em 8 títulos modalidades, todas chanceladas pela CBC (Confederação Brasileira de Ciclismo) e pela UCI (União Ciclística Internacional): XCO (cross country olímpico), XCM (maratona), DH (downhill) e a inédita disputa no E-Mountain Bike, com bicicletas elétricas.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização