4 de março de 2024
Zéfal Z Adventure R17
Foto: André Ramos / MTB Brasília

Bolsa de selim Zéfal Adventure R17

De fácil instalação e alto volume de armazenagem, bolsa de selim da Zéfal pode substituir com vantagens mochilas e alforges em cicloviagens de curta duração ou como compartimento extra em bikepacking 

Transportar itens volumosos como roupas e agasalhos em cicloviagens sempre é um desafio. Espaçosos demais para serem guardadas em mochilas, quase sempre o destino do vestuário do viajante é ser armazenado nos grande e nem sempre práticos alforges. Graças à crescente procura por acessórios para cicloviajantes, entretanto, novas soluções tem surgido, como por exemplo o objeto deste review.

A Zéfal Z Adventure R17 é uma bolsa de selim desenvolvida para o transporte e armazenagem de objetos volumosos sem a necessidade de se ter um rack traseiro instalado no quadro da bicicleta. Equipada com uma robusta tira de velcro, tirantes ajustáveis e um fundo reforçado com material resistente à abrasão, este acessório é ancorado no canote e nos trilhos do selim e possui um volume interno ajustável entre 8 a 17 litros.

Tal solução não apenas facilita sua instalação, como também a torna compatível com a maioria dos quadros de bicicletas disponíveis no mercado, incluindo os modelos full-suspension.

Zéfal Z Adventure R17
Foto: Divulgação / Zéfal

Projetada para ser utilizada em cicloviagens de curta duração ou como compartimento extra em bikepacking, a Z Adventure R17 é ideal para transportar objetos leves e de grande volume, como roupas e agasalhos.

Zéfal Z Adventure R17
Foto: Divulgação / Zéfal

Seu interior recebe um forro selado, que protege o interior da bolsa contra chuvas e intempéries e é acessado por uma grande abertura, o que facilita a armazenagem e a retirada de objetos. 

O teste

Primeiro fabricante do mundo a produzir acessórios para bicicletas, a marca francesa Zéfal – inventora da válvula Presta – sempre destacou-se pela qualidade de seus produtos, e a Adventure R17 não é exceção. Bem construída e com um visual bonito e robusta, a bolsa de selim da Zéfal utiliza como matéria-prima nylon TPU 420D, um tecido sintético utilizado em aplicações militares, caracterizado pela alta resistência à abrasão, raios UV e água.

Zéfal Z Adventure R17
Foto: André Ramos / MTB Brasília

Nas áreas de contato, como sua parte inferior e onde a bolsa encosta no canote, o tecido recebe reforço emborrachado para incremento da proteção.

Externamente, a bolsa de selim conta com faixas refletivas, extensor elástico para fixar objetos em sua parte superior e uma tarja emborrachada para a fixação de luz de segurança traseira.

Zéfal Z Adventure R17
Foto: André Ramos / MTB Brasília

Instalação – A bolsa de selim Zéfal Adventure R17 é instalada diretamente sob o selim, de forma a interferir o mínimo possível nos movimentos do ciclista e na dirigibilidade da bike. Uma larga e reforçada fita de velcro faz o engate principal no canote, enquanto que duas tiras vermelhas fixadas na parte posterior dos trilhos do selim mantém a estrutura estável.

O fechamento da abertura da bolsa é realizado por dobramento, reduzindo assim o tamanho da mesma de acordo com o volume que transporta. Após dobrar a boca da bolsa, basta prendê-la em outros dois tirantes vermelhos, que também possuem a função de ancorar horizontalmente a Z Adventure, evitando que ela desabe sobre o pneu traseiro.

Zéfal Z Adventure R17
Foto: André Ramos / MTB Brasília

Levei algum tempo para encontrar um ajuste que resultasse em uma estrutura firme e estável. Depois de várias tentativas e erros, cheguei a conclusão que é mais prático apenas fixar as tiras dos trilhos do selim, deixando para ajustar o aperto destas apenas quando a carga estiver dentro da bolsa. 

A distribuição da carga também é crucial para uma instalação sem problemas. Uma boa dica de uso é colocar primeiro os objetos mais pesados, de forma que o centro de gravidade da Z Adventure fique o mais próximo possível do canote do selim, evitando assim danos ao mesmo e oscilações que possam interferir na dirigibilidade da bicicleta.

Embora a capacidade volumétrica da Z Adventure R17 seja de até 17 litros, é extremamente importante respeitar o limite de peso, que é de 5kg.

Estabilidade – Uma vez corretamente instalada, a bolsa de selim da Zéfal manteve-se estável lateralmente, sem interferir na dirigibilidade da bike. Verticalmente, esporadicamente apresentou algum jogo, facilmente corrigido ao reajustar o comprimento das tiras estabilizadoras.

Em nenhum momento a bolsa cedeu, mesmo quando utilizada em uma bike full suspension em terreno acidentado.

Zéfal Z Adventure R17
Foto: André Ramos / MTB Brasília

Resistência à água – graças a combinação do uso do material externo com um forro de tecido sintético selado termicamente, a Z Adventure R17 resistiu bravamente à chuva e até mesmo a jatos de água saídos de uma mangueira, mantendo os objetos em seu interior completamente secos.

Conclusão

Opção bem interessante para uso em viagens curtas ou mesmo como compartimento extra de carga para cicloviagens de longa distância e bikepackinkg, a Z Adventure R17 difere de outras soluções ao oferecer um produto leve, robusto e com alta capacidade volumétrica, desde que respeitado seu limite de carga de 5 quilos.

Zéfal Z Adventure R17
Foto: André Ramos / MTB Brasília

Sua resistência à água, aliada a sua compatibilidade com praticamente qualquer quadro de bicicleta – incluindo as full suspensions -, faz da Z Adventure R17 uma das melhores opções do mercado em sua categoria.

Especificações técnicas

Material TPU 420D (+ Polyester 640D + Hypalon)
Cor Preta, com tiras vermelhas e detalhes refletivos
Capacidade (cubagem) 17 litros
Capacidade (carga) 5kg
Dimensões 620 x 240 x 200 mm
Peso 620 g

Bolsa de selim Zéfal Adventure R17

Facilidade de uso e instalação
Capacidade de carga
Proteção da carga
Material e acabamento
Compatibilidade
Custo x benefício

Ótimo

Leve e versátil, bolsa de selim do fabricante francês é uma opção a ser considerada em cicloviagens de curta duração ou em bikepacking

Preço e disponibilidade – Distribuído em todo território nacional pela Isapa – representante oficial da Zéfal no Brasil, a bolsa de selim Zéfal Z Adventure R17 pode ser adquirida ao preço médio de R$ 380,00.

Pontos positivos

  • Maior capacidade de carga de sua categoria;
  • Robustez;
  • Resistência a chuva;
  • Compatível com quadros full suspension;.

Pontos negativos

  • Instalação um pouco complicada.

Sobre o autor

André Ramos é editor do website MTB Brasília

Agradecimentos: BSB Tribike

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização