22 de fevereiro de 2024
Magura MCi

Magura lança linha de freios com mangueiras integradas ao guidão

Nova linha Magura MCi posiciona o cilindro mestre e as mangueiras de óleo por dentro do guidão e da mesa, protegendo-os e resultando em um visual mais limpo para a bicicleta

Pioneira no desenvolvimento de freios hidráulicos para bicicletas, a marca alemã Magura anunciou esta semana o lançamento de uma nova tecnologia que oculta as mangueiras do freio por dentro do guidão.

Magura MCi

Batizada de MCi (Magura Cockpit Integration), a nova tecnologia faz uso da integração do cockpit da bike (guidão,  mesa e manoplas), ocultando o cilindro mestre (popularmente conhecido como ‘burrinho’) e as mangueiras que o conectam às pinças de freio, deixando o visual da bicicleta mais clean e aerodinâmico, além de proteger seus componentes de forma mais eficiente.

Simbiose – Para dar forma à nova tecnologia, os engenheiros da Magura projetaram um novo sistema de acionamento hidráulico onde o cilindro mestre fica alojado dentro do guidão, próximo à região da manete.

Magura MCi
O cilindro mestre da nova linha de freios MCi fica posicionado no interior do guidão

Conectada ao cilindro mestre, a mangueiras que conduz o óleo do freio também passa por dentro do guidão, rumo à mesa, onde por sua vez é conectada à mangueira do caliper, através da interface Magura Easy Link. Além de facilitar a montagem dos freios, esta tecnologia de conexão possibilita realizar manutenções periódicas sem perda de óleo.

Magura MCi
Roteamento das mangueiras no interior do guidão, com destaque para a conexão Easy Link localizada na mesa

Guidão dedicado – Devido às suas características de projeto, os novos freios com a tecnologia MCi necessitam de um modelo específico de guidão, com orifícios que permitam a conexão entre o cilindro mestre e as manetes. Esta solução traz alguns inconvenientes, já que limita a possibilidade de se encurtar o guidão ou alterar o posicionamento lateral dos manetes, além de restringir um pouco o ângulo vertical dos mesmos.

Magura MCi
A nova tecnologia exige o uso de um guidão dedicado, com orifícios para a passagem do acionado da manete

Outro inconveniente é que, como os parafusos de entrada das portas de óleo ficam posicionado nas extremidades do guidão, o mecânico provavelmente terá que posicionar o componente na vertical durante o processo de sangria

Magura MCi
As portas de entrada do fluido de freio ficam localizadas nas extremidades do guidão

De acordo com o fabricante, a capacidade do depósito de fluido de freio da nova linha MCi é a mesma da linha Magura MT, bem como a potência de frenagem e modulação.

Preço e disponibilidade – Em um primeiro momento, a Magura irá fornecer os novos freios com a tecnologia MCi apenas em regime de OEM, onde serão parte integrante de bicicletas vendidas prontas, sem opção de venda avulsa.

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