25 de fevereiro de 2024
Shimano Tiagra
Pedivela Shimano Tiagra FC-4700 - Foto: Divulgação / Shimano

Grupo de estrada Shimano Tiagra recebe upgrade com freios a disco

Voltado para o mercado de ciclismo de estrada entry-level, grupo transmissor do fabricante japonês recebe melhorias que incluem novos trocadores de marcha e freios a disco hidráulicos

A Shimano anunciou esta semana uma versão melhorada e atualizada do popular grupo transmissor Tiagra, com a promessa de uma experiência ainda melhor em bicicletas de estrada.

Shimano Tiagra
Novas pinças de freio Shimano Tiagra – Foto: Divulgação / Shimano

Entre as novidades está a opção do uso de freios a disco hidráulicos, utilizada em conjunto com os novos trocadores de marcha/manetes de freio ST-4720-L/R, que substituem os componentes da série anterior.

As novas alavancas de duplo controle (freio e troca de marchas) ST-4720-L/R agora são seriadas, possibilitando o ajuste fino para que os ciclista utilize facilmente todas as engrenagens do cassete sem que a corrente fique raspando no cage do câmbio dianteiro.

Shimano Tiagra
STIs Shimano Tiagra ST-4720-L/R – Foto: Divulgação / Shimano

Um recurso extra opcional das novas alavancas de duplo comando do  Tiagra, também encontrado nos grupos 105 e Ultegra, é uma versão com alavanca de curto alcance (ajustável) e perfil mais externo (ST-4725-L / R) para ciclistas de mãos pequenas, criando uma experiência de pilotagem sob medida e inspiradora de confiança.

Shimano Tiagra
Pedivela Shimano Tiagra FC-4700 – Foto: Divulgação / Shimano

Da mesma forma, uma combinação de coroa dianteira menor com 48-34D para o pedivela Tiagra FC-4700 de 2 peças, aparece junto aos pedivelas 52-36D e 50-34D existentes. Esta relação menor fecha as opções com um gap de 14D entre a coroa maior e a menor,  dessa forma, reduzindo o número de trocas de marcha para fazer a compensação necessária no cassete traseiro, tornando o Tiagra mais desejado para um número maior de ciclistas. 

Para finalizar, a Shimano disponibilizou para o grupo um novo par de cubos de 12mm com eixo passante (E-Thru) os HB-RS470 e FH-RS470, para freios a disco. Quando combinados com quadros de bike compatíveis, os eixos passantes aumentam a rigidez da roda e permitem um alinhamento mais preciso dos freios a disco. Estes cubos de 10 ou 11 velocidades estarão disponível para aros de 28 ou 32 furos e vem com um O.L.D. de 110 e 142 mm respectivamente.

Shimano Tiagra
Cubos Shimano Tiagra HB-RS470 e FH-RS470 – Foto: Divulgação / Shimano

Preço e disponibilidade – Os novos componentes do grupo Shimano Tiagra deverão desembarcar nas lojas de todo o mundo a partir do segundo semestre, com prfeços ainda por serem anunciados.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização