21 de fevereiro de 2024
Zefal Z Frame Pack
Foto: Rosana Baioco / MTB Brasília

Bolsa de quadro Zéfal Z Frame Pack

Marca francesa oferece solução de armazenagem de fácil acesso e boa capacidade de carga, sem ocupar muito espaço no quadro da bicicleta

Durante as pedaladas, depender dos bolsos da camisa ou da bermuda para carregar ferramentas e acessórios além de objetos pessoais definitivamente não é uma boa ideia. Além de incômodo, quase nunca há espaço suficiente para itens importantes como bomba e câmara de ar, ferramentas etc.

Uma boa opção de armazenagem de acessórios para bikes é a chamada bolsa de quadro, que é fixada no tubo superior do quadro. Este modelo costuma ter uma vantagem sobre a já tradicional bolsa de selim, pois pode ser acessada sem que o ciclista precise desmontar da bicicleta.

Zéfal Z Frame Pack

Entre os modelos disponíveis no mercado, destaca-se a Zéfal Z Frame Pack, cujos principais atrativos incluem o baixo peso, boa capacidade de carga e a compatibilidade com a maioria dos quadros de bicicleta.

Construída em poliéster resistente à abrasão e à água, a Zéfal Z Frame Pack é uma bolsa leve e discreta, que surpreende de imediato por sua capacidade de carga de 1,3 litros, suficiente para transportar de forma organizada e segura praticamente tudo que precisamos durante uma pedalada.

Seu amplo zíper emborrachado que permite a abertura total da bolsa, em conjunto com os compartimentos telados e um cordão com presilha para prender chaves, possibilita o rápido acesso ao seu interior.

Em suas laterais, a Z Frame Pack conta com tiras refletivas, para aumentar a visibilidade no trânsito das grandes cidades.

Compatibilidade – A Z Frame Pack  fixada ao quadro por meio de duas tiras de velcro em sua parte superior e uma na lateral, que ficam presos ao tubo superior e do selim (em quadros grandes, é possível também fixá-la na região da caixa de direção). Este sistema de fixação permitiu um engate perfeito, sem que a bolsa ficasse chacoalhando com o movimento da bike. Graças a esta solução e ao seu desenho minimalista, a Z Frame Pack é compatível com a maioria dos quadros de bicicletas, com exceção de alguns modelos de MTB full-suspension.

Zéfal Z Frame Pack

O teste – Para a realização desta avaliação, contamos com a participação de Rosana Baioco, ciclista que utiliza a bicicleta diariamente, seja como forma de lazer e esporte, seja como meio de locomoção. Segue abaixo suas impressões sobre a Bolsa de quadro Zéfal Z Frame Pack:

Possivelmente todo ciclista já se deparou com a desagradável surpresa de ter um pneu vazio ou algum parafuso que tenha que ajustar. Seja no pedal do dia a dia ao trabalho, seja durante um passeio ou esporte, ninguém está livre, e por isso quem sai de bicicleta leva um conjunto de remendos, cola e lixa, câmara de ar de reserva, bomba de ar, espátulas, canivete com chaves diversas, cápsula de CO2 pros mais “profissas”, e outros itens que julgamos essenciais (no meu caso, álcool gel e lixa de unha para recuperar a aparência das mãos depois do remendo do pneu!).

Como transportar essa pequena parafernália em uma bicicleta, todos os dias? Há diversos modelos de bolsas de quadro, selim e guidão, e algumas características em comum são desejáveis: deve ser espaçosa o suficiente para os itens básicos de manutenção, resistente para aguentar as idas e vindas sob sol e chuva e compacta o bastante para adaptar-se com singeleza segurança e conforto à bike a fim de que não se torne um estorvo.

A bolsa para quadro Zéfal Z-frame Pack cumpre com maestria todas as funções para a qual se propõe. É bonita, fabricada em poliéster 420D Ripstop resistente à água e tem fechamento com zíper de nylon impermeável (“invertido”). Na parte superior existe uma tira de nylon que facilita o transporte. O interior, em compartimento único, conta com bolsos em tela para melhor guardar objetos pequenos e um prático cordão com gancho para prender o chaveiro, próximo à abertura, de modo que o item seja facilmente localizado pelo usuário mesmo abrindo-se o zíper apenas em parte.

Zéfal Z Frame Pack
Foto: Rosana Baioco / MTB Brasília

O espaço interno destaca-se por ser bastante amplo, suficiente para, como está na foto, guardar chaves, espátulas, tubo de cola, kit remendo, canivete, câmara de ar (na foto, aro 700), bomba de ar, álcool gel e uma capa de chuva de plástico leve (daquelas que a gente compra na porta do estádio em dia de jogo por 5 reais antes da chuva e por 20 reais quando ela começa a cair).

Zéfal Z Frame Pack
Foto: Rosana Baioco / MTB Brasília

Ou ainda, como na outra imagem, guardar carteira, óculos, fones, chaves, protetor labial, filtro solar, barra de cereal… Pode servir também como bolsa de primeiros socorros, enfim, o uso que se fizer necessário para aqueles itens que cada um considera essenciais.

Zéfal Z Frame Pack
Foto: Rosana Baioco / MTB Brasília

A Zéfal Z-Frame Pack prende-se ao top tube da bicicleta por meio de duas tiras com velcro enquanto uma terceira tira prende-se ao tubo do selim para estabilizar o conjunto, sendo bem fácil remover e recolocar a bolsa se necessário. A bicicleta que utilizo diariamente tem o top tube rebaixado e o formato alongado da bolsa se destaca nesse tipo de quadro porque não “briga” com a garrafa de água, que fica bem colocada na caramanhola, sob a bolsa.

Concluindo, a bolsa Zéfal Z-Frame Pack é muito espaçosa, bonita, bem desenhada e construída, sendo indicada para o uso cotidiano pela praticidade, resistência e discreta elegância.

Zéfal Z Frame Pack
Foto: Rosana Baioco / MTB Brasília

Conclusão

Construída com materiais de alta qualidade, a bolsa de quadro Zéfal Z-Frame Pack reúne praticamente todas as características desejáveis em um acessório de sua categoria: boa capacidade de carga, leveza, resistência e versatilidade.

Bolsa de quadro Zéfal Z Frame Pack

Facilidade de uso e instalação
Capacidade de carga
Proteção da carga
Custo x benefício

Ótimo

Uma boa solução de armazenagem de fácil acesso e capacidade de carga, sem ocupar muito espaço no quadro da bicicleta

Preço e disponibilidade – Distribuído em todo território nacional pela Isapa – representante oficial da Zéfal no Brasil, a bolsa de quadro Z Frame Pack pode ser adquirida ao preço médio de R$ 130,00.

Pontos positivos

  • Compacta, mas com bom espaço interno;
  • Resistente à chuvas;
  • Compatível com a maioria dos modelos de bicicleta disponíveis;
  • Divisórias facilitam a organização dos objetos.

Pontos negativos

  • Uso limitado em quadros MTB full-suspension.

Sobre o autor

André Ramos é editor do website MTB Brasília

Sobre a autora

Rosana Baioco é ciclista urbana e cicloativista, além de colaboradora do website MTB Brasília
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização