26 de fevereiro de 2024
Desafio das Opalas
Foto: Márcia Cristina S. Rocha

Inscrições abertas para o 3º Desafio das Opalas

Prova em etapa única será realizada no Parque Nacional de Sete Cidades e somará pontos para os rankings nacional e piauiense de mountain bike XCM

Encontra-se definida a programação do Desafio das Opalas, a maior maratona de mountain bike do norte montanhoso do estado do Piauí. A terceira edição do desafio será realizada no dia 2 de junho e já está com suas inscrições abertas para ciclistas confederados de todo o país.

Diferente das duas primeiras edições, em 2017 e 2018, a largada dessa vez não acontecerá no município de Pedro II, mas do Parque Nacional de Sete Cidades e chegada em Pedro II, capital do maior festival de música e cultura tradicional do Piauí. O Parque Nacional de Sete Cidades possui um cenário rico de encantos naturais e fica situado numa área de 6.221,48 hectares, a 18 km do município de Piracurura, e 71 km distante do local da chegada da prova, em Pedro II, ambos os municípios ao norte do Piauí. Serão distribuídos R$ 10 mil em prêmios para os campeões e primeiros colocados nas diversas categorias.

Desafio das Opalas
Cartaz promocional do Desafio das Opalas

A prova maratona é supervisionada pela Confederação Brasileira de Ciclismo – CBC e faz parte do ranking brasileiro de mountain bike maratona Classe XCM1, a de maior pontuação do ranking nacional com o maior número de pontos para os atletas que buscam ser campeões brasileiros nas provas por ranking. A competição vale também como Etapa Única do Campeonato Piauiense de Mountain Bike Maratona, ou seja, atletas do masculino e feminino em suas devidas categorias que vencerem a disputa já serão campeões piauienses da modalidade, além de valer pela 5ª etapa do Campeonato Piauiense de MTB.

A grande novidade desta terceira edição é a inclusão pela primeira vez do Parque Nacional de Sete Cidades, uma forma de incentivar o turismo da região, o turismo ecológico e arqueológico, a valorização da região, as belezas do parque, trazer inovação no percurso, que tem uma altimetria elevada, chegando a 1.600 metros.

O evento começa no dia 1º de junho no Parque Nacional de Sete Cidades, com entrega de kits, briefing técnico e pernoite. No dia 2 de junho, a partir das 7 horas da manhã, sairá de dentro do parque. Algumas trilhas serão percorridas dentro da área do parque e os atletas sairão em direção a Pedro II, onde acontecerá a premiação.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização