4 de março de 2024
Atletas prontos para a largada da Oggi Big Biker Cup - Foto: Márcio Mecca / Seppia
Atletas prontos para a largada da Oggi Big Biker Cup - Foto: Márcio Mecca / Seppia

1ª etapa da Oggi Big Biker Cup reúne cerca de 1.400 atletas em Itanhandu (MG)

Hallyson Ferreira e Luciene Ferreira foram os campeões na Elite; Bruno Lemes e Sofia Subtil se sagraram Rei e Rainha da Montanha

Aproximadamente 1.400 atletas fizeram da cidade mineira de Itanhandu a capital do mountain bike brasileiro no último domingo (18/03), durante a primeira etapa da Oggi Big Biker Cup. Uma das competições mais tradicionais do país, a prova foi vencida na Elite por Hallyson Ferreira e Luciene Ferreira da Silva – e ainda sagrou Bruno Lemes e Sofia Subtil como Rei e Rainha da Montanha.

Ao todo, a primeira etapa contou com 39 categorias divididas em três trajetos diferentes. Na Agile Pro foram 93km, na Agile Sport 66km e a Light com 24km, voltada para iniciantes. Por conta da chuva no sábado, o percurso estava com bastante lama, o que só deixou a disputa ainda mais desafiador com o forte calor que fez no Sul de Minas durante o domingo.

Oggi Big Biker Cup - Foto: Márcio Mecca / Seppia
Oggi Big Biker Cup – Foto: Márcio Mecca / Seppia

Na Elite Masculina, a disputa foi extremamente acirrada. Durante praticamente todo o percurso, os atletas Bruno Lemes (Squadra Oggi), Hallyson Ferreira (Tropix Factory Racing) e Hugo Prado Neto (Specialized Oce Powerhouse) se mantiveram destacados. No fim, os quatro primeiros colocados chegaram com uma diferença de impressionantes 2 segundos, com Hallyson fechando a prova em 3h13min44seg.

A Elite Feminina também teve um trio destacado, contando com Luciene Ferreira, Daniles Ferreira e Sofia Subtil. No fim, vitória para a atleta de Pindamonhangaba com 23 segundos de vantagem sobre a vice-campeã.

Bruno Lemes e Sofia Subtil, Rei e Rainha da Montanha - Foto: Márcio Mecca / Seppia
Bruno Lemes e Sofia Subtil, Rei e Rainha da Montanha – Foto: Márcio Mecca / Seppia

Prêmio Rainha e Rei da Montanha – Outra disputa bem interessante foi a premiação de Rei e Rainha da Montanha do Oggi Big Biker Cup, em que os atletas que fizessem a subida de 10,3km no menor tempo seriam coroados. Uma iniciativa da marca de pneus Kenda, a disputa foi extremamente acirrada e a vitória foi conferida através das contas do Strava.

Pit Stop Kenda - Foto: Márcio Mecca / Seppia
Pit Stop Kenda – Foto: Márcio Mecca / Seppia

No fim, Bruno Lemes foi coroado o Rei da Montanha e Sofia Subtil foi coroada a Rainha da Montanha. Cada um recebeu R$ 500,00 oferecidos pela Kenda.

Além da premiação para Elite, a marca taiwanesa também valorizou os atletas amadores e iniciantes. As categorias Sport e Light também tiveram seus Reis e Rainhas da Montanha: os da categoria Sport receberam R$ 500,00 cada um, enquanto os da categoria Light receberam um par de pneus Kenda Karma 29 x 1.9″ cada.

Biguinho, categoria feminina com rodinhas – Foto: Márcio Mecca / Seppia

Diversão para o público infantil – No sábado, antes da prova pricipal do Oggi Big Biker Cup, foi a vez das crianças participarem da prova: o tradicional Biguinho dominou a região central de Itanhandu. Em diversas categorias, mais de 200 crianças participaram de disputas em que todas foram premiadas com medalhas, desde a categoria com rodinhas/balance bike.

O evento – Além das competições nas diveras categorias, a primeira etapa do Oggi Big Biker contou com uma grande estrutura na região central de Itanhandu. A Oggi levou a linha 2019 das mountain bikes, com um estande que chamou a atenção dos participantes.

Vista geral do estande Oggi - Foto: Márcio Mecca / Seppia
Vista geral do estande Oggi – Foto: Márcio Mecca / Seppia

A Kenda também ofereceu suporte aos atletas, como a calibragem e manutenção nos pneus e câmaras de quem competiu.

A classificação completa de todas as categorias pode ser vista aqui.

Classificação final

Elite Masculina

  1. Hallyson Ferreira (Tropix Factory Racing) – 3h13min44seg
  2. Felipe Paixão (Taubaté/Ekoi) – 3h13min45seg
  3. Bruno Lemes (Squadra Oggi) – 3h13min45seg
  4. Hugo Prado Neto (Specialized Oce Powerhouse) – 3h13min46seg
  5. Flávio Cardoso (Funvic Pindamonhangaba) – 3h16min37seg

Elite Feminina

  1. Luciene Ferreira da Silva (Funvic Pindamonhangaba) – 3h58min28seg
  2. Danilas Ferreira da Silva (Tropix Factory Racing) – 3h58min51seg
  3. Sofia Subtil (4Fun) – 3h58min53seg
  4. Paula Gallan (Squadra Oggi) – 4h15min08seg
  5. Priscila Biazotti (Jundiaí/First Bikes) – 4h16min45seg
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização