29 de abril de 2024
Foto: Divulgação

Quatro trilhas de MTB imperdíveis em Campos do Jordão

Em meio a natureza exuberante da Serra da Mantiqueira, a cidade tem muitos percursos e modalidades, tanto para iniciantes quanto para entusiastas do MTB

Andar de bicicleta em Campos do Jordão (SP) é uma das atividades mais gostosas no item “o que fazer nas férias de verão”. Com clima ameno, a região oferece diferentes tipos de trilhas para quem curte esse esporte.

O entorno da cidade abriga várias opções para MTB, que recentemente se destacaram durante o L’Etape Brasil e se intercalam nos trajetos planos, subidas, descidas, radicais e vários graus de dificuldade.

Veja algumas sugestões para você curtir Campos de Jordão de bicicleta:

Trilha do Zig Zag

Trilha Zigzag – Foto: Divulgação

Uma das mais famosas da cidade, tem dificuldade média e predomínio de singletracks, tem mais de 15 Km de descida e muitos obstáculos naturais que fazem a cabeça de qualquer piloto. A Zig Zag segue vários quilômetros em estrada de terra, lugar ideal para se acelerar as pedaladas, finalizando o percurso no Vale do Lageado.

[sgpx gpx=”/wp-content/uploads/gpx/zigzag-inaugural.gpx”]

Trilha da Casa Redonda

Conhecida como Alto do Capivari, aparece entre as indicadas para os iniciantes. São 16 km de ida e volta, partindo da Vila Capivari e atingindo mais de 1700m de altitude, oferecendo uma vista panorâmica de toda a região e com trechos de rara beleza que valem o esforço inicial da subida.

[sgpx gpx=”/wp-content/uploads/gpx/trilha-da-casa-redonda-alto-capivari-campos-do-jordao.gpx”]

Trilha do Rola Tronco

Está entre as favoritas. Ela é um dos mais longos de downhill da cidade, com 40 km. Tem início próximo ao Pico do Imbiri e ao lado da entrada da trilha das Três Matas. Seu percurso passa por trechos de floresta fechada com muitos troncos soltos e raízes lisas, que fazem dessa trilha, com grau médio de dificuldades, a necessidade do acompanhamento de um guia qualificado, mesmo que você já tenha experimentado esse tipo de aventura.

[sgpx gpx=”/wp-content/uploads/gpx/circuito-tilha-do-rola-tronco.gpx”]

Trilha das Três Matas

Seu percurso, com cerca de 8 km, é ideal para ser percorrido de bicicleta. Seu acesso, fácil de localizar, é pela estrada que dá acesso ao Morro do Elefante. Ao longo do trajeto aparecem outras trilhas, mas todas se encontrarão novamente com a principal. O ponto alto do passeio é, literalmente, o visual das pedras, a 1750m de altitude, local ideal para parar e contemplar o visual imperdível antes de seguir até o final do percurso, bem próximo da Fonte da Minalba.

[sgpx gpx=”/wp-content/uploads/gpx/trilha-das-tres-matas.gpx”]

Serviço – O Hotel Toriba, com 15 km de trilhas, oferece o serviço bike friendly, com contêiner equipado para guarda de bicicletas e também para locação. A Aventoriba tem um cardápio de passeios e trilhas que podem ser experimentados todos os sábados, mesmo para quem não está hospedado.

Seja qual for sua escolha, tenha sempre em mente que o melhor formato é contratar um guia especializado para curtir com segurança e prazer os mais lindos passeios na Serra da Mantiqueira.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização