25 de fevereiro de 2024
Marc Sutton foi morto enquanto pedalava por uma trilha próxima à fronteira com a Suíça - Foto: Divulgação / Facebook

Ciclista é morto por disparo de caçador na França

Marc Sutton, de 34 anos, pedalava por uma das trilhas de MTB mais conhecidas do país quando foi confundido com um animal

Mais uma tragédia aumenta as estatísticas de mortes envolvendo o uso de armas de fogo e ciclistas na Europa. Neste último domingo (14), o ciclista britânico Marc Sutton pedalava por um bosque próximo à cidade francesa de Montriond, na fronteira com a Suíça, quando foi atingido por um projétil disparado por um caçador.

Sutton, de 34 anos, teve morte instantânea, em uma tragédia que acabou por reativar um intenso debate sobre a permissão de caça em áreas de convívio com outras atividades ao ar livre, como o mountain bike, já que o bosque onde o britânico morreu é parte da rota de uma das trilhas de ciclismo mais populares da região.

A tragédia levou a uma onda de indignação entre os ciclistas franceses e até mesmo entre moradores da região. Um grupo de pessoas deu início a uma campanha no Facebook na tentativa de promover a alteração da atual legislação, restringindo zonas de caça e limitando seu horário de prática, ao mesmo tempo que solicitam maior sinalização das rotas e trilhas, informando aos caçadores e ciclistas sobre a presença de ambos.

“Esta morte poderia ter sido evitada. Este local é um dos destinos mais procurados por ciclistas da Europa que praticam o MTB. A grande maioria deles não tem a menor ideia  de que se trata de una zona de caça legalizada”, denuncia o grupo, que destaca que nos últimos 3 anos, nada menos que 20 pessoas morreram em acidentes de caça na França.

Atirador – Após o ocorrido, o atirador, um jovem de 22 anos cujo nome não foi divulgado, foi levado ao hospital em estado de choque. Embora o mesmo tenha alegado ter confundido o ciclista com um animal, autoridades policiais ventilam a hipótese de negligência do caçador, já que a vítima trajava na ocasião roupas e capacete de cores vistosas a bordo de sua bicicleta.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização