24 de fevereiro de 2024
Centro de Treinamento Isapa
Centro de Treinamento Isapa - Foto: Divulgação

Distribuidora das suspensões Manitou no Brasil investe em qualificação e profissionalização

Curso voltado para mecânicos e lojistas já capacitou mais de 350 alunos de 18 estados diferentes

Profissionalizar o mercado de bicicletas brasileiro para atender às necessidades dos clientes com propriedade e conhecimento. Foi com este objetivo que foi criado o CTI, Centro de Treinamento Isapa. Voltado para mecânicos e lojistas, o curso realizado em São Paulo, na sede da fabricante e distribuidora brasileira, já qualificou mais de 350 profissionais de centenas de lojas diferentes, espalhadas em 18 estados do país.

“Queremos que o lojista e o mecânico tenham mais segurança e credibilidade para fazer a venda ao consumidor final. Ele passa o dia inteiro conosco recebendo informações de produtos, aprende a fazer a manutenção das suspensões Manitou, na teoria e prática. Ao final, recebe um certificado e um adesivo para identificar a oficina como ‘autorizada Manitou”, esclarece Daniel Douek, diretor da Isapa.

Centro de Treinamento Isapa – Foto: Divulgação

Com uma parte teórica e outra prática, baseado nas principais etapas da manutenção e com foco principal nas suspensões Manitou e nas ferramentas Park Tool, os alunos absorvem, durante um dia inteiro de curso, muito conteúdo que será aplicado no dia a dia, nas lojas e oficinas pelo Brasil.

“O objetivo com o CTI é capacitar o mercado e descentralizar os serviços de manutenção dos amortecedores da Manitou. A ideia foi justamente preparar os profissionais para atenderem às necessidades de ajustes e manutenção na própria oficina ou loja de bicicleta, sem a necessidade de enviar para a Isapa. Isso gera economia de tempo e satisfação para o consumidor final, que poderá resolver seus problemas diretamente em sua loja de confiança”, explica Leonardo Nascimento, que ministra o curso e é responsável pelas partes técnica e de garantia na Isapa.

Centro de Treinamento Isapa – Foto: Divulgação

Se quanto mais conhecimento, melhor é o profissional, o CTI vai ao encontro desta proposta. “A importância deste curso é que o mecânico e o lojista vão entender cada peça, cada etapa da manutenção. O lojista também estará mais preparado para vender e fazer o pós-venda, já que estará seguindo os protocolos e procedimentos instituídos pelos fabricantes dos produtos”, finaliza Leonardo.

A experiência nas palavras de quem participou do curso

Entre mecânicos e lojistas, o discurso estava em sintonia. Afinal, com o conhecimento adquirido durante o curso é possível se valorizar ainda mais profissionalmente, refletindo diretamente na credibilidade e na forma que o consumidor enxerga aquele mecânico ou lojista.

“Participei do e achei ótima essa iniciativa. Consegui absorver bastante o conteúdo que nos foi passado e será muito importante para a minha carreira profissional, principalmente na parte de mecânica de bicicletas. Aprendi a usar as ferramentas corretas, especialmente as da Park Tool, que possuem mais detalhes técnicos. É um conhecimento que vem do fabricante, então, entender essa parte mais técnica é essencial e um diferencial para nós lojistas e mecânicos””, comenta Lucas Bragança, de Aparecida de Goiânia-GO.

“No meu caso, que trabalho com vendas, foi incrível porque enriqueceu muito o meu vocabulário. Quanto mais conhecimento eu tenho, melhor eu consigo atender aos meus clientes e, agora consegui compreender melhor todos os procedimentos, peças e a parte de manutenção, que me deixa mais preparado.Achei muito importante esta iniciativa. Se todos fizessem igual à Isapa, seria ótimo. Esse contato gera ainda mais fidelidade, estreita a relação e acrescenta credibilidade às marcas envolvidas. E, pegando a parte técnica, conseguimos passar a confiança necessária ao cliente para uma futura venda”, conta o lojista Luiz Lupa, de Campo Largo-PR.

O curso acontece praticamente todos os meses, em São Paulo, e é exclusivo para revendedores da Isapa.

Sobre a Isapa

Fundada em 1962 pelo sr. Abramo Douek, a Isapa é uma das principais distribuidoras do mercado brasileiro de bicicletas. Com décadas de experiência, é a representante oficial no Brasil de marcas como Kenda, Manitou, Park Tool, Giro, Bell, Zéfal, Blackburn e Onguard, entre outras, além de possuir as marcas próprias Absolute e Oggi. Com três centros de distribuições (em São Paulo-SP, Vitória-ES e Itajaí-SC), conta com mais de 30 mil metros quadrados de depósitos.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização