28 de fevereiro de 2024
Viviane Favery em ação na CIMTB em Araxá - Foto: Gustavo Lovalho / Divulgação

Campeã brasileira de MTB confirma presença na ultramaratona Brasil Challenge

Viviane Favery encara três dias de provas em Conceição do Ibitipoca (MG), em um total de 217 km percorridos, válidos para o ranking internacional

A ciclista Viviane Favery (Cannondale Brasil Racing) terá pela frente mais um importante desafio na temporada. Entre sexta-feira e domingo (4 a 6 de maio), Viviane disputará a inédita ultramaratona Brasil Challenge, em Conceição do Ibitipoca (MG). Serão três dias de provas para os atletas das elites, com a soma total de 217 km percorridos. Classificada como classe 2 no formato XCS (cross-country por estágios), a disputa mineira ofertará 80 pontos aos campeões das elites no ranking da UCI (União Ciclística Internacional). 

“Será mais uma competição importante no meu calendário. Um evento de peso, que chega com força para compor o ranking nacional, valendo muitos pontos na UCI. Provas novas como a Brasil Challenge, com certeza ajudarão o mountain bike brasileiro a crescer, porque é um evento grande, com patrocinadores fortes e tem a confirmação dos principais atletas nacionais. Meu objetivo é ter uma boa performance nestes três dias, embora eu não tenha feito uma periodização propriamente dita para esta disputa. Venho de uma boa sequência de treinos e corridas, incluindo a CIMTB, em Araxá (MG), e o GP Ravelli, em Piedade (SP), que me ajudam a chegar bem em Ibitipoca”, conta Viviane Favery.

Na abertura da Brasil Challenge, os atletas terão pela frente 60 km para aquecerem “os motores”. No dia seguinte, o sábado (5), será vez da etapa Rainha da competição, com 100 km. A decisão está marcada para o domingo, quando os atletas pedalarão mais 57 km. “Estaremos com a equipe completa lá em Minas. Mais uma vez viajarei com meus companheiros de Cannondale Brasil Racing, Sherman Trezza, Lukas Kaufmann e Hugo Prado Neto, os três fortíssimos neste tipo de competição, as stage races. Será um fim de semana de troca de experiência e enriquecimento profissional e pessoal”, destaca Vivi, ciclista que faz parte também do Shimano Sports Team.

Apesar de ser atual campeã brasileira de MTB maratona, título vencido por Vivi Favery também em 2015, a atleta não se considera favorita. “Sinto que o cenário é cada vez mais competitivo nas maratonas, seja de um dia ou de estágios, aqui no Brasil. Assim, tenho que estar muito concentrada e nunca achar que o fato de eu ser a atual campeão brasileira me dá alguma vantagem. Vou fazer meu trabalho, curtir bons dias em cima da bike e conhecer este lugar, que é novo para mim”, finaliza a ciclista, que em 2018 foi contemplada com o Bolsa Atleta.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização