24 de fevereiro de 2024

Caminho de Cora Coralina – Trecho 4 (De Pirenópolis a Caxambu)

O percurso de Pirenópolis ao povoado de Caxambu é o último trecho de relevo mais acentuado, cruza remanescentes de mata primária e transpõe as serras Paraíso e Caxambu – esta última com mais de mil metros de altitude. Percorre partes do antigo caminho dos escravos, que ligava a Fazenda Babilônia (1800) a Pirenópolis, na região denominada Retiro.

No meio do percurso, próximos um do outro, encontram-se o córrego Godinho e o Rio das Pedras, este citado por inúmeros viajantes que percorreram este caminho desde o século XVIII, caracterizando-se como excelente local para um merecido descanso.

A passagem pela Serra de Caxambu é a que mais exige do caminhante. Neste trecho, em menos de um quilômetro e meio, a altitude aumenta 150 metros até atingir o topo e desce, em seguida, 250 metros por uma trilha cavaleira até a fazenda do senhor Kinzinho, local de apoio e pouso. Daí até o povoado de Caxambu são mais quatro quilômetros.

[sgpx gpx=”/wp-content/uploads/gpx/04-Caminho_de_Cora_Coralina_(Pirenopolis_a_Caxambu).gpx”]

Veja também

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização