28 de abril de 2024

Caminho de Cora Coralina – Trecho 13 (De Calcilândia a Goiás)

A partir do povoado de Calcilândia, predomina região serrana, com elevações que superam 860 metros de altitude, podendo variar a 554 metros. À direita, é possível visualizar a Serra de São Pedro, que guarda muito de suas características naturais e é fonte de histórias e mitos.

Saindo de Calcilândia, percorre-se 2,3 quilômetros até sair da estrada vicinal e pegar, à esquerda, estrada rural de terra. Nesse pequeno trecho, há grande tráfego de caminhões e por isso é importante redobrar a atenção. Em seguida, há uma virada forte à esquerda e com mais 800 metros deve-se virar novamente à esquerda. Segue-se mais 7,1 quilômetros até chegar a uma boa pousada. Com mais 10 quilômetros, passando por fazendas e lindas paisagens com vista da Serra Dourada, chega-se as ruínas de Ouro Fino.

O arraial de Ouro Fino, marco inicial da mineração goiana, foi quase totalmente destruído, restando ruínas da antiga igreja e do cemitério. Seguindo o Caminho, descendo pelo vale das nascentes do Rio Vermelho com mais 9,6 quilômetros chega-se ao antigo povoado do Ferreiro, totalizando 30 quilômetros.

Saindo do antigo povoado do Ferreiro, segue-se por estrada de terra. Depois de percorrer 2,3 quilômetros, o caminhante chega à Rodovia GO-164. Nesse, trecho – cerca de 1,3 quilômetro – de rodovia, é necessário prestar muita atenção devido ao fluxo intenso de veículos. Trafegue sempre no sentido contrário.

Em seguida, deve-se virar à direita e entrar na propriedade particular, até a passagem pelo Rio Vermelho, daí o caminho segue a Estrada Real já no Parque Municipal da Estrada Imperial, chegando ao Largo da Carioca, ótimo local para banho dentro da cidade de Goiás. Daí em diante, o Caminho segue pelas antigas ruas e chega ao ponto final, a Casa Velha da Ponte, casa de Cora Coralina.

[sgpx gpx=”/wp-content/uploads/gpx/13-Caminho_de_Cora_Coralina_(Calcilandia_a_Goias.gpx”]

Veja também

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização