1 de março de 2024
Henrique Avancini - Foto: Nick Muzik / Sportzpics

Principais atletas do MTB nacional confirmam presença no Brasil Challenge Internacional

Ícones do MTB nacional como Henrique Avancini e Viviane Favery, além de equipes de ponta, estão confirmados no desafio entre os dias 4, 5 e 6 de maio em Lima Duarte (MG)

O Brasil Challenge Internacional está em sua primeira edição, mas já conta com atletas de peso abrilhantando a disputa marcada entre os dias 4 e 6 de maio, na Serra do Ibitipoca, em Lima Duarte (MG). Serão 217 quilômetros rodados na prova principal e o vencedor será o atleta que somar o menor tempo após a conclusão das três etapas. O evento também conta com categorias para atletas não filiados e reúne provas exclusivas de XCP e corrida a pé na montanha.

Representante do Brasil nos Jogos Olímpicos Rio 2016 e Top 5 no ranking mundial da UCI em 2017, Henrique Avancini está muito empolgado com o que virá pela frente e acredita que a iniciativa de criar um evento por etapas na região montanhosa de Minas Gerais é muito importante para contribuir com o crescimento e o nível técnico do Mountain Bike brasileiro.

“É uma competição realizada em uma data muito estratégica e em uma região ótima para pratica do MTB. Muitas pessoas não conhecem, tive o prazer disso meses atrás e fiquei muito impressionado com o nível das trilhas, a beleza das montanhas, estrutura da vila… Acho que essa prova vai surpreender muita gente. Para mim, será ainda mais importante, pois trata-se de uma competição chave válida pelo ranking internacional que serve como preparação para as próximas etapas da Copa do mundo”, conta o atleta da Seleção Brasileira.

Viviane Vavery – Foto: Divulgação

Bicampeã nacional de Mountain Bike Marathon (2015-2017) e atualmente dedicando mais tempo ao MTB XCO, Viviane Favery também ressalta o bom momento da modalidade no país e revela que está ansiosa para desbravar a nova prova. “É bom mudar o cenário, competir em lugares diferentes, traz sempre um novo aprendizado e isso só agrega pra nós, bikers. Hoje você vê cada vez mais atletas de Cross Country indo para o Marathon e o inverso também. Isso exige um preparo diferenciado do praticante e essa prova promete ser bem exigente. Teremos muitas atletas fortes competindo, minha equipe estará em peso e queremos chegar bem. Sabemos que teremos um percurso muito duro, especialmente no segundo dia, com uma trilha super técnica, então, estou bem curiosa para ver como será”, contou a atleta da equipe Cannondale Brasil Racing.

Outros grandes nomes da modalidade também estão confirmados na disputa, como Roberta Stopa, Robson Aloísio, Wolfgang Soares, Carlos Olímpio, além de times completos como a equipe Caloi Avancini Team e a Cannondale Brasil Racing. Lembrando que a competição soma pontos para o ranking mundial (UCI) e também da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e Federação Mineira de Ciclismo (FMC).

Outras provas – Para quem não quer participar do percurso de longa distância, no sábado (5), será realizada uma Trail Run, corrida a pé na montanha, em parceria com a Academia Vidativa. Adultos e crianças podem participar da prova que conta com percursos de 3 a 10 quilômetros.

Já no domingo (6), será disputada a Marathon XCP, uma aventura incrível de 57 quilômetros, que poderá ser feita também com bicicletas elétricas.

As inscrições estão abertas no site oficial do evento até o dia 2 de maio. Mas atenção, as vagas são limitadas. Os atletas da categoria Elite masculino e feminino pagam R$415,00 (quatrocentos e quinze reais). As demais categorias contam atualmente com desconto exclusivo de 35%, pagando o valor de R$269,00 (Duzentos e sessenta e nove reais).

Pedal social – Durante a entrega de kits, a organização estará recolhendo produtos de material de limpeza e utensílios básicos para serem doados na Santa Casa de Lima Duarte (MG). Todos os atletas podem participar. Itens sugeridos: papel higiênico, toalha de papel, esponja de aço, copo descartável, pano de chão, entre outros.

A primeira edição do Brasil Challenge Internacional é uma organização e realização da Bike Light e Vidativa Consultoria. O evento conta com a supervisão da União Ciclística Internacional (UCI), Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e Federação Mineira de Ciclismo (FMC).

Serviço

Brasil Challenge Internacional

  • Data: 04, 05 e 06 de maio
  • Local: Lima Duarte – Minas Gerais
  • Horários das Competições: Todos os dias a partir das 09h.
  • Concentração de largada: Hotel Alpha Ville
  • Público: Entrada gratuita
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização