26 de fevereiro de 2024

Shimano apresenta câmbio de estrada com estabilizador derivado de modelos MTB

Voltado para uso em gravel/ciclocross, novo câmbio traseiro Ultegra RX incorpora sistema anti-vibração derivado da tecnologia Shadow Plus, utilizada em bicicletas mountain bike

A Shimano anunciou esta semana o lançamento de um novo modelo de câmbio traseiro para a linha de estrada Ultegra que utiliza tecnologia anti-vibração derivada de componentes para bicicletas MTB.

Câmbio Shimano Ultegra RD RX800 (mecânico)

O novo câmbio traseiro Ultegra RX diferencia-se do modelo comum pelo uso de um sistema de embreagem estabilizadora similar ao utilizado nos modernos câmbios MTB com a tecnologia Shadow Plus, onde uma alavanca localizada próxima à polia-guia (superior) aciona um mecanismo que aumenta a tensão da mola do cage, impedindo que a corrente oscile descontroladamente em terrenos irregulares, evitando assim que a mesma saia do lugar, causando trocas de marcha involuntárias.

Para o fabricante, a tecnologia utilizada torna-se necessária nos dias de hoje, graças ao aumento da procura por modelos de estrada do tipo gravel, onde as pedaladas são realizadas em pisos com más situações de conservação e estradas de terra irregulares.

Câmbio Shimano Ultegra RD RX805 (eletrônico)

Ainda segundo a Shimano, além de resultar em uma troca de marchas mais precisa e silenciosa, o sistema de estabilização evita a ocorrência de danos ao quadro da bicicleta na região do chainstay, causadas pelas ‘chicotadas’ da corrente contra o mesmo.

O novo câmbio traseiro Ultegra RX será disponibilizado tanto em sua versão mecânica (RD RX800) quanto eletrônica (RD RX805 Di2) a partir de junho deste ano.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização