20 de maio de 2024

Shimano anuncia a atualização de seu grupo de estrada 105

Novo Shimano 105 R7000 incorpora design e tecnologias oriundas dos grupos topo de linha Dura-Ace e Ultegra

A Shimano, líder mundial no desenvolvimento e produção de componentes para bicicletas, apresentou hoje (03/04) a atualização de seu grupo de estrada 105. Com visual e tecnologias inspirados nos grupos Ultegra e Dura-Ace, o novo grupo transmissor Shimano 105 R7000 incorpora um novo modelo de freio a disco hidráulico, bem como seus respectivos rotores, trocadores STI e cubos de rodas específicos para este tipo de componente.

Freios e trocadores – Os novos conjuntos de freios 105 R70000 passam a substituir os modelos RS505, até então comercializados separadamente do grupo 105 R5800. Suas pinças de freios BR-R7070 são do tipo ‘flat-mount‘ e compatíveis com pastilhas com a tecnologia ICE Tech, que funcionam em conjunto com os novos rotores SM-RT70, de 140mm de diâmetro.

Suas alavancas de acionamento dual-control (ST-R7020) possuem design muito similar aos utilizados na linha Ultegra e oferecem uma ampla margem de ajustabilidade para diferentes tamanhos de mãos. Para bicicletas femininas, a Shimano oferece ainda a opção do conjunto de trocador de marcha/alavanca de freio ST-R7025, desenvolvido especialmente para ciclistas com mãos pequenas.

O mecanismo interno de funcionamento das manetes STI do novo R7000 foi redesenhado para proporcionar trocas de marchas mais rápidas e precisas que seu antecessor, o Shimano 105 5800.

Para os mais puristas, a Shimano mantém a opção dos tradicionais freios a aro, nas versões single-bolt e direct mount, que passam a contar com uma nova alavanca de liberação, similar ao modelo Ultegra.

Câmbio traseiro – Inspirado no design dos câmbios Shadow de bicicletas mountain bike, o novo câmbio traseiro conta com um posicionamento mais próximo e ligeiramente abaixo do cassete, de forma preservá-lo em caso de queda, solução já utilizada nas linhas Dura-Ace e Ultegra. O novo câmbio traseiro da linha R7000 será disponibilizado nas versões short cage – para uso em cassetes com relações 11-25 e 11-30 dentes; e long cage, para uso com cassetes de 11-28 e 11-34 dentes.

Câmbio dianteiro – Com um novo desenho que permite a utilização de pneus mais largos, o novo câmbio dianteiro da linha 105 conta com um novo ajuste da tensão do cabo mediante o uso de uma chave allen de 2mm, em substituição ao antigo sistema de ajuste por barril, uma pequena, mas muito bem-vinda atualização.

Cassete – A principal novidade é a adição de uma nova opção de relação, a CS-R7000 de 11-30 dentes, além das já existentes 11-28, 11-32, 11-34 e 12-25T.

Pedivela – Com cerca de 30 gramas mais leve que na versão 5800, o novo pedivela da linha R7000 herda o desenho de quatro braços adotado pelos grupos Ultegra e Dura-Ace.

Além das tradicionais relações de coroas 50/34T e 53/39T, a Shimano passa a oferecer também a opção 52/36T. Para facilitar a manutenção e a possibilidade de se trocar as coroas, todos os modelos utilizam as mesmas medidas de diâmetro dos parafusos de fixação (BCD, ou bolt circle diameter).

A coroa interna foi movida levemente para dentro de forma reduzir a incidência de arrasto da corrente ou trocas de marchas indesejadas, além de permitir o uso de pneus de maior largura, no caso do uso de freios a disco.

Pedais – O novo grupo R7000 incorpora também uma atualização de seus pedais de encaixe. Similar à solução adotada pela linha Dura-Ace, os novos pedais da série R7000 contam com a possibilidade de substituição de suas placas metálicas.

De acordo com o fabricante, o par dos novos pedais 105 R7000 pedals pesa 265 gramas, sem os tacos.

O novo grupo Shimano 105 R7000 deverá chegar às lojas de todo o mundo a partir de junho, nas opções de cores preto fosco e prata. Até o presente momento, não há informações sobre os preços a serem praticados no Brasil.

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