21 de fevereiro de 2024

Conheça a tecnologia para freios a disco ICE-Tech da Shimano

Os freios a disco Shimano estão entre os mais apreciados do mercado, graças a sua confiabilidade, potência e boa modulação em qualquer situação.

ICEMesmo fabricantes de bicicletas que não apostaram na marca japonesa na configuração do grupo de transmissão de suas bikes acabam por montar freios Shimano em seus modelos topo de linha. Os níveis de eficiência de seus freios são referência de competência.

Desde a introdução de seu atual design, a Shimano tem se limitado a realizar unicamente pequenas alterações em seu sistema, que aliás, funciona muito bem. Porém, em um mundo que os componentes para mountain bike evoluem de forma tão rápida, seus engenheiros sabem que não podem ficar de braços cruzados por muito tempo, caso contrário a concorrência tomará seu terreno.

Para melhorar ainda mais seus freios que já possuem um conjunto de alavanca de acionamento e pinças quase perfeitos, a Shimano voltou seus olhos para os rotores (discos) e pastilhas de freio.

ICE-TechPara isto, a Shimano introduziu no mercado uma tecnologia revolucionária para a refrigeração dos freios a disco chamada “ICE-Tech”. Como em qualquer sistema de freio, existe uma relação direta entre a  e o calor gerado para deter o movimento. A nova tecnologia de controle do calor ajuda a minimizar os efeitos negativos deste sobre a qualidade de frenagem. O resultado é um melhor rendimento, redução substancial do ruído e uma maior durabilidade das pastilhas de freio em até 100%.

Esta tecnologia utiliza dois elementos principais:

  1. Os rotores são fabricados em uma estrutura em sanduíche formada por duas placas de aço inoxidável sobre uma terceira em alumínio. Como o alumínio é um melhor condutor térmico, a temperatura da superfície se reduz em cerca de 50º centígrados e é dissipada pela seção central.
  2. As pastilhas de freio possuem um radiador externo em alumínio, que dissipa o calor das pastilhas para o exterior das pinças e reduz a temperatura das pastilhas em até 50º centígrados. Graças a isto, os freios equipados com a tecnologia Ice-Tech são recomendados para utilização não só no Cross-country, mas também em modalidades extremas do mountain bike (All Mountain, Freeride e Downhill).

O renomado instituto alemão Velotech.de analizou os freios a disco Shimano XTR, obtendo resultados surpreendentes. Foram testadas as versões para cross country race e a de trail. Também foram testados os freios da linha Saint e outros modelos topo de linha da marca.

Resumo dos resultados:

  • Todos os freios a disco Shimano XTR testados em todas as combinações de pastilhas e rotores superaram os padrões da Velotech, assim como as normas europeias de qualidade DIN e EN14766.
  • Os freios a disco “Ice-Tech” suportaram os testes em condições 3 vezes mais duras que as estabelecidas pela normatização DIN.
  • no teste de fadiga, os freios Ice-Tech obtiveram resultados muito superiores a outras marcas.
  • Os novos freios Shimano XTR trabalham com níveis de temperatura muito abaixo dos estabelecidos pelas normas, sem perda de rendimento.

Vídeo:

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização