28 de abril de 2024
Foto: Maurilio Cheli / SMCS / Fotos Públicas

Detran do Paraná lança projeto “Amigo da Bike”

Programa de incentivo ao uso de bicicletas como opção de mobilidade segura prevê parceria com lojas especializadas para distribuição de materiais educativos, além de palestras e oficinas

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) lançou nesta segunda-feira (26), em Curitiba, um projeto voltado para incentivar o uso de bicicletas como meio de transporte e opção de mobilidade segura. O Detran Amigo da Bike prevê uma parceria com lojas especializadas para distribuição de materiais educativos, além de palestras e oficinas com apoio do Conselho Paranaense de Ciclomobilidade (Conciclo), Federação Paranaense de Ciclismo e Federação Paranaense de Triatlo.

“A ideia é abordar o ciclista no momento da compra ou do reparo da bicicleta. Entendemos que é necessário educar e falar sobre segurança para todos, seja para quem usa a bicicleta todos os dias como meio de locomoção, para quem só pedala aos finais de semana, para os esportistas, ou para quem usa a bike como lazer”, destaca o diretor-geral do Detran, Marcos Traad. 
O projeto propões parcerias com empresas e lojas que tem contato direto com os usuários. Serão distribuídos materiais sobre os direitos e deveres dos ciclistas, além de promoção de encontros, palestras, oficinas, treinamentos e eventos variados. 

Foto: Luiz Costa / SMCS / Fotos Públicas

O vice presidente da Associação Comercial do Paraná, Paulo Roberto Brunel, disse que muitos dos problemas causados pelos ciclistas amadores, é a falta de conhecimento da forma correta de com conduzir uma bicicleta, “Esse projeto é sensacional, pretendemos divulgar muito. Hoje abrangemos grande parte do comércio do Paraná, a ideia é que com a divulgação da campanha consigamos uma redução nos acidentes envolvendo ciclistas.”, comenta Brunel.

“É um projeto que faltava o envolvimento com uma entidade como o Detran, pessoas comprometidas, fazendo com que o ciclismo seja valorizado e respeitado. Espero que haja uma continuidade e maior participação da comunidade.” Comentou o presidente da Federação Paranaense de Triatlon, Luiz Iran Guimarães.
O presidente da Federação Paranaense de Ciclismo, Eduardo Pereira, lembra que o ciclista também tem direitos e obrigações no trânsito, “Todos nós conduzimos o trânsito, e essa abertura que o Detran está nos oferecendo é uma forma de educar os ciclistas, ter uma responsabilidade maior. Ensinar a utilizar os itens de proteção e desenvolver um trabalho de consciência no trânsito.”, diz.

Fonte: Detran/PR

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização