28 de fevereiro de 2024
Foto: Divulgação FPCiclismo

68ª edição da Prova Ciclística 1º de Maio reúne principais atletas da modalidade

Prova será realizada em Indaiatuba (SP) e reunirá algumas das principais equipes do país

Uma das mais importantes e tradicionais disputas do país, a Prova Ciclística 1º de Maio terá sua 68ª edição em 2018. No Dia Mundial do Trabalho, centenas de ciclistas de diversas categorias estarão no Parque Ecológico de Indaiatuba, no interior paulista, com destaque para a Elite, Masculino e Feminino, que reunirá algumas das principais equipes do país. A categoria Elite Masculino tem pontuação Elite Pro, enquanto que a Elite Feminina, Junior e Master terão pontuação Classe 3 do ranking da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC).

Já consagrada no cenário nacional, a 68ª Prova Ciclística 1º de Maio sempre se destacou por sua alta qualidade técnica e boa presença de público. Atletas e equipes, em todas as categorias, se empenham para conseguir o melhor tempo e brilhar em uma competição de prestígio. O evento, mais uma vez, movimentará Indaiatuba no feriado desde cedo, com a realização de diversas baterias em duas opções de percurso, com um deles plano para os iniciantes e outro técnico para Elite, Junior e Open Speed.

Foto: Divulgação FPCiclismo

A competição acontecerá no circuito montado no Parque Ecológico de Indaiatuba, com largada e chegada em frente a prefeitura da cidade. São duas distâncias distintas: e Circuito A, 2,5 km (com altimetria), e Circuito B, 2 km (plano),  com largada e chegada em frente a Prefeitura de Indaiatuba. A programação terá início às 8h. As inscrições deverão ser feitas no dia do evento, uma hora antes do início da respectiva bateria. O valor é R$ 50,00. Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone (11) 3862-5378. 

Os atletas filiados fora do estado de São Paulo deverão enviar, até o dias 27/04, as inscrições para o e-mail suporte.fpciclismo@gmail.com com os seguintes dados:

  • Nome completo;
  • CPF;
  • Equipe;
  • Licença CBC;
  • Data de nascimento.

Vale ressaltar que a prova é somente para atletas filiados na temporada 2018. As categorias Open Juvenil e Open Infantil, Masculino e Feminino, terão isenção de pagamento de inscrição.

As categorias em disputa são as seguintes: Federados – Elite Masculino (Elite e Sub 23) – 1995 e anos anteriores – 23 a 29 anos ou critério técnico – Ranking CBC – Elite PRO; Elite Feminino (Elite, Sub-23 e Master): 1995 e anos anteriores – Ranking CBC Classe 3; Junior Masculino: 17 e 18 anos (nascidos 2000 a 2001) – Ranking CBC – Classe 3; Junior Feminino: 17 e 18 anos (nascidos 2000 a 2001) – Ranking CBC – Classe 3; Master A Masculino: 23 a 39 anos (nascidos de 1995 a 1979) – Ranking CBC – Classe 3;  Master B Masculino: 40 a 49 anos (nascidos de 1978 a 1969) – Ranking CBC – Classe 3; Master C Masculino: 50 anos acima (nascidos em 1968 ou anos anteriores) – Ranking CBC; Open Juvenil Masc/Fem (Juvenil e Inf. Juvenil): 12 a 16 anos (nascidos de 2002 a 2006); Open Infantil Masc/Fem: (Infantil e Mirim): 8 a 11 anos (nascidos de 2007 e 2010).  Não Federados/Assessorias – Estreantes Speed Masc/Fem: acima de 16 anos; Estreantes Mountain Bike: acima de 16 anos.

Os ciclistas da Elite, Masculino e Feminino e Open Speed terão premiação em dinheiro. Detalhes sobre a divisão podem ser obtidos no site oficial. Está programada também premiação com medalhas do 1º ao 5º lugar, que serão entregues no decorrer do evento. Os ciclistas deverão estar uniformizados no momento da premiação. A presença do atleta na premiação é obrigatória, caso não compareça, sua pontuação e premiação serão desconsideradas.

Programação

Local: Parque Ecológico de Indaiatuba – Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé – (Em frente a Prefeitura Municipal de Indaiatuba)

Concentração: 7h

  • Circuito A: 2,5 Km (Altimetria)
  • Circuito B: 2,0 Km (Plano)

Baterias

1ª Bateria –  8h – CIRCUITO B

  • Open Infantil Masculino =  2 Voltas
  • Open Infantil Feminino = 1 Volta

2ª Bateria – aproximadamente às 8h30 – Circuito B

  • Master C  = 50 Minutos
  • Open Juvenil Masculino =  6 Voltas
  • Open Juvenil Feminino = 3 Voltas

3ª Bateria – aproximadamente às 9h30 – Circuito A

  • Master A = 60 minutos +1 volta
  • Master B = 60 minutos

4ª Bateria – aproximadamente às 10h30 – Circuito A

  • Elite Masculino (Elite & Sub 23 – Classificação única) = 120 minutos

5ª Bateria – aproximadamente às 12h30 – Circuito A

  • Júnior Masculino = 60 Minutos
  • Júnior Feminino = 40 Minutos
  • Elite Feminino (Elite/Sub 23 e Master Feminino) = 60 minutos
  • (Classificação única – Elite, Sub-23 e Master) – Medalhas de 1º ao 5º para a categoria Master.

6ª Bateria – aproximadamente às 13h30 – Circuito B

  • Estreantes Speed Masculino  = 6 Voltas
  • Estreantes Speed Feminino = 4 Voltas

7ª Bateria – aproximadamente às 14h – Circuito B

  • Estreantes MTB Masculino – 4 Voltas

Obs.: todo atleta deverá estar presente na prova 1 hora antes do horário de largada da respectiva bateria

2017

A festa foi local na 67ª Prova Ciclística 1º de Maio. O ciclista Endrigo da Rosa Pereira, da equipe ADI Secretaria de Esportes Indaiatuba, venceu na Elite em um final emocionante ao completar 32 voltas no percurso de 2,5 km, com o tempo de 1h59min56seg, com apenas meia roda de vantagem para o segundo colocado, Roberto Pinheiro da Silva, da Funvic Brasil ProCycling, de São José dos Campos. Mauricio Bielinsky Knapp, da São Francisco Saúde/Klabin/SME, de Ribeirão Preto, ficou com o terceiro lugar.

No Feminino, que contou com grande número de ciclistas, a vitória foi de Wellyda Rodrigues, da Funvic Brasil ProCycling, de São José dos Campos, seguida por Ana Paula Polegatch, da Memorial/Fupes/Santos, vencedora do ano passado, e Tatielle Valadares, também da Funvic Brasil ProCycling/São José dos Campos.

Resultados da 67ª edição

Elite Masculino – 32 voltas – 1h59min56seg

  1. Endrigo da Rosa Pereira (ADI Secretaria de Esportes de Indaiatuba)
  2. Roberto Pinheiro da Silva (Funvic Brasil ProCycling/São José dos Campos)
  3. Mauricio Knapp (São Francisco Saúde/Klabin/SME/Ribeirão Preto) 
  4. Glauber Alexandre Nascimento Silva (Green Piracicaba) 
  5. Josimar Oliveira do Sacramento (Equipe de Ciclismo de Taubaté)

Elite Feminino – 13 voltas – 1h00min00seg

  1. Wellyda Rodrigues (Funvic Brasil ProCycling/São José dos Campos)
  2. Ana Paula Polegatch (Memorial/Fupes/Santos)
  3. Tatielle Valadares (Funvic Brasil ProCycling/São José dos Campos)
  4. Camila Coelho Ferreira (Memorial/Fupes/Santos)
  5. Luciene Ferreira da Silva (Funvic Brasil ProCycling/São José dos Campos)

A 68ª Prova Ciclística é uma realização da Federação Paulista de Ciclismo, com apoio da Prefeitura de Indaiatuba.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização